background

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

Napoleónicos

Regras

Actividades

e

recriações históricas

Os jogos de simulação de guerra do período napoleónico foram, se não são ainda, os mais populares no mundo dos jogos de guerra com figuras.


Em Portugal existem bastantes apaixonados deste período histórico, conseguindo a AJSP juntar já cerca de 30 elementos, mas com conhecimento que existem mais noutros locais do País.


Neste sentido a AJSP em muito tem contribuído para revigorar este tipo de jogos, tornando-se num ponto de reunião onde têm aparecido novos adeptos e reaparecido muitos dos velhos jogadores deste período.


Um elemento que também muito tem contribuído para este ressurgimento são as regras utilizadas: Shako de Arty Conliffe e Bataille Empire de Hervé Caille, que numa forma geral têm conseguido uma boa aceitação.


Esta página tem por missão informar os interessados por este período, sobre cenários realizados, divulgar fotografias de jogos e sempre que possível partilhar algumas breves descrições dos eventos realizados.


Pretendemos contribuir para que todos os interessados ao acompanharem e se envolverem nas actividades possam divulgar as suas experiências.

Artigos

Home

Cenários

Mas mesmo sem se conhecer o sistema de jogo qualquer espectador aprecia os cenários e a cor dos exércitos com as suas bandeiras e formações sobre a mesa.


A possibilidade de participar numa simulação e de comandar tropas numa mesa de jogo, é sempre um momento de estudo de estratégias, mas também de tertúlia entre amigos que se encontram para passarem uns bons momentos.


São muitas as decisões que os jogadores têm de tomar e podemos comparar estes jogos de simulação a um xadrez com um superior factor aleatório, fornecido pelo lançamento de dados.


Hoje existe a possibilidade de construir vários jogos para testar as capacidades tácticas e estratégicas dos jogadores, quando lhes estão disponíveis as armas dentro de um ambiente napoleónico, onde a infantaria, cavalaria e artilharia se digladiam por uma conquista de um espaço, ou seja, um objectivo de jogo.


Bataille Empire

Jogos


Gostávamos de saber a sua opinião?






0%
Some required fields are missing. Please review the form and submit again.

A tradição de jogos napoleónicos já vem de longe.

Estas fotos tirados por Jorge Neto datam de cerca do ano 1992, antes do nascimento da AJSP, e reportam-se a um jogo no "sotão" em Algés, onde participaram: Jorge Neto, João Especial, José Pargana e Carlos Lopes. As figuras francesas (Minifigs) de Carlos Lopes, 40 anos depois, ainda hoje estão a ser utilizadas num exército francês de 15mm, baseados para Bataille Empire.

As regras usadas foram "To The Sound of the Guns", 2ª Edition, por R.P. Butler