ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: Uma bandeira muito portuguesa  (Lida 3354 vezes)

FMartins

  • Associados e Convidados
  • Full Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 190
Uma bandeira muito portuguesa
« em: 21 Outubro 2013 10:56:13 pm »

Recentemente descobri um documento que apresenta uma pintura onde estão representadas bandeiras militares da infantaria portuguesa. Devido à raridade de informações sobre este tema, achei que poderá ser do vosso interesse publicar aqui as fotos e uma interpretação de reconstrução de uma dessas bandeiras.

Trata-se de um óleo sobre tela, de Leandro Joaquim (c. 1738-1798), intitulado "Revista Militar no Largo do Paço", Rio de Janeiro, dimensões 96,1 x 125,3 cm.
O Vice-rei D. Luís de Vasconcelos e Souza (1742-1809), o 12º Vice-Rei do Brasil, encomendou oito painéis elípticos ao artista para decorar um dos pavilhões do antigo Passeio Público. Duas dessas obras se perderam, mas seis estão preservadas no acervo do Museu Histórico Nacional e muito bem retratam o Rio de Janeiro; cenário próximo àquele encontrado pela família real portuguesa ao desembarcar na cidade em 1808.

À esquerda, em frente à fachada principal do antigo Palácio dos Vice-Reis, posteriormente Paço Imperial, o Regimento de Bragança; em frente à fachada lateral, sob sua bandeira rubra, o Regimento Novo do Rio mostra as suas armas. Ao fundo, em frente ao Convento do Carmo, da antiga Sé e da Igreja da Ordem 3º do Carmo, alinha-se o Regimento de Moura, cujo nome passou para o largo onde ficava o seu quartel. À direita, diante do Arco do Teles, o Segundo Regimento de Milícias de Santa Rita. Em primeiro plano, o chafariz de Mestre Valentim, e dando costas para o mar, o Regimento de Artilharia do Rio e a guarda do Vice-Rei.

Note-se a presença de tambores e gastadores (creio que com barretina de pelo).
Cada regimento de Infantaria ostenta duas bandeiras, uma de regimento e outra de "batalhão". As bandeiras do regimento, vermelhas e azuis, têm uma espécie de estrela branca ao centro onde estão as armas nacionais; as outras são vermelha, branca e amarela.















Aqui, uma tentativa de reconstrução da bandeira regimental.



O documento onde está a pintura é o catálogo "Um Novo Mundo; Um Novo Império: A Corte Portuguesa no Brasil 1808-1822" do Museu Histórico Nacional, página 97, que pode ser consultado aqui:
http://docvirt.com/docreader.net/docrea ... 20Nacional\Um%20Novo%20Mundo;%20Um%20Novo%20Imperio:%20A%20Corte%20Portuguesa%20no%20Brasil%201808-1822&pesq=
Registado
 

Página criada em 0.07 segundos com 27 procedimentos.