ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: Acabou a Warhammer Ancient Batles  (Lida 1234 vezes)

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Acabou a Warhammer Ancient Batles
« em: 25 Maio 2012 08:38:19 am »


http://www.warhammer-historical.com/


É uma pena...

Em primeiro lugar porque os livros eram uma delicia de ler e para mim foram fonte de inspiração para muitos exercitos a 15mm.

Em segundo lugar porque foi a WAB que iniciou a revolução do glossy nos Historicos. Durante decadas as regras e livros de listas de Historicos em todos os periodos eram baratinhas (na base dos 5 a 7 euros) formato A5 e sem imagens, (se tivessem uns desenhos a preto e branco era a loucura!) e pondo a tonica na modelação (quase matematica) da realidade historica sobre a jogabilidade.

E notava-se uma tendencia (mesmo em Inglaterra e nos EUA) para escalas mais pequenas. Enquanto que nos anos 60 e 70 a padrão era os 25mm, a apartir de meados dos anos 80 os 15mm começaram a dominar em todos os periodos.

WAB inverteu todo este paradigma!

Editou livros de formato grande, 4 ou 5 vezes mais caros, cheios de fotografias a cores de figuras a 25/28mm, em terreno bem trabalhado, com clara enfase na vertende de jogo, abandonado os detalhes probabilisticos em que muitas regras se perdiam.

E o mundo dos wargames Historicos nunca mais foi o mesmo...

Ainda me lembro de artigos na Slingshot (a conceituada e muito influente revista do Society of Ancients) que atacavam o mercantilismo subjacente das WAB e as consequencias da sua importação do modelo de negocio da GW para o universo dos Historicos e das respostas do Jervis Jhonson.

Foi o abrir a caixa de Pandora, donde sairam FOW, FOG, Lassalle, Napoleon, Impetus e todas as outras regras de "Novas gerações" para não falar que lançou as bases para a "Revolução do Plastico".

É um bocadinho da historia do hobby, que se fecha...
Registado
 

Página criada em 0.086 segundos com 31 procedimentos.