ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk  (Lida 5110 vezes)

FMartins

  • Associados e Convidados
  • Full Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 190
15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« em: 02 Julho 2012 01:33:28 am »

Este Domingo celebrou-se o 15º aniversário da nossa Associação de Jogos de Simulação de Portugal, e qual foi a melhor maneira de comemorar esta feliz data? Ora, jogando, é claro!
Assim, logo desde a manhã, reuniu-se na nossa sede uma boa trupe de jogadores prontos a jogar três cenários distintos: combates urbanos no Iraque, em 2003 (Force on Force); a última resistência dos Anões, perdão, “pessoas de pequena estatura”, nas Minas de Moria (Senhor dos Anéis); e a tomada de Smolensk pela Grande Armée em 1812 (Shako II).
Como eu estava na sala onde se jogava Shako e Senhor dos Anéis, só apresentarei comentários e fotos destes dois jogos.
Antes de iniciar o relato, tenho de dar os parabéns a duas pessoas: Fernando Sousa e Eduardo Santos. Foi da sua lavra que sairam duas belas peças de cenário, a saber, a sala onde se deu a batalha entre os anões, perdão, “pessoas de pequena estatura”, e os Duendes e Ogres, perdão, “seres de aparência física não convencional”, e as fortificações de Smolensk que viriam a testemunhar muita acção.

Durante a sua ofensiva sobre a Rússia, Napoleão tentou a todo o custo apanhar o exército russo a jeito para lhe dar uma sova de todo o tamanho. Infelizmente para ele, os russos não estavam muito interessados em travar batalhas decisivas e optaram por uma estratégia de empate. Em Smolensk, Napoleão tentou encurralar os russos mas numa brilhante acção de retardamento, estes viriam a mostrar o seu desprezo por gente que só come salsichas e pernas de rã!





Eis o inimigo, na forma de cavaleiros e infantes wurtemburgueses e montes de polacos e franciús já a afiar as navalhas e a babar-se ante a iminência do saque da cidade.


Do outro lado da sala, uns atarafados “seres de aparência física não convencional”, convivem jovialmente durante os minutos que lhes restam antes de atacarem o último deduto das “pessoas de pequena estatura” em Moria.

Aqui, um conviva acabadinho de beber um enorme shot de tequilla com bastante picante e lagarta incluída. Até a sua espinha irrompeu em chamas!


E em Smolensk, começa o assalto! Ó pós polacos!

Os russos...

Olhós franciús todos lampeiros!

Na cidade, a infantaria russa aquece calmamente a água no samovar...


... enquanto o inimigo, sob um mortífero fogo de artilharia, se aproxima paulatinamente das defesas.


Já que falámos de artilharia, creio que é chegada a altura de revelar um dos segredos deste jogo.
Não sei bem porquê, hoje eu pude ser verdadeiramente chamado “O Artilheiro Fantástico” ou outro cognome dignificante ou glorioso, mas sempre ligado à artilharia. É que os meus canhões, em dezenas de disparos (o inimigo punha-se a jeito...), só falharam uma meia dúzia de tiros. A média do resultado no dado era de... bom, honestamente, creio que era de 5,5, com talvez um terço dos resultados a serem constantemente de 6! Basicamente, batalhão na mira era batalhão que comia! Foi muito giro!

Entretanto, as polacas lá chegaram ao primeiro reduto e não vinham propriamente com disposição para dançar a polka! Os russos em frente à cavalaria (ligeira) formaram quadrado, foram carregados e... eclipsaram-se! Em seguida, outro batalhão russo foi carregado pelos cavaleiros e saltou para fora da mesa. Felizmente para os russos, a infantaria polaca, apesar de furiosa no seu assalto, não foi muito feliz e as posições aguentaram.






Entretanto, de volta às minas, o Zangado, o Soneca e a restante trupe liliputiana não conseguiam dar conta dos duendes & friends e estavam a levar uma coça de todo o tamanho. Digamos que eles não estavam “à altura” da sua responsabilidade. Faltou-lhes um Danoninho...




De regresso à kalinka e demais fruta da época, ao centro da  batalha as coisas aqueciam. Os polacos e wutemburgueses forçavam as posições russas e a coisa começava a ficar negra para os bravos defensores da pátria.



E também no extremo direito russo a situação agravava-se ante o avanço de uma massa monstruosa de infantaria franco-germânica.


No flanco esquerdo russo, mercê de uma providencial iniciativa e uns dados razoáveis no combate, os russos conseguiram limpar a mesa de dois regimentos de cavalaria inimiga e continuaram milagrosamente a aguentar os assaltos inimigos.




E de volta ao centro, bebido o chazinho, os russos lá pegaram pachorrentamente nos seus mosquetes (“tem mesmo de ser, meu polkovnik?”) e fizeram o frete de correr a tiro vários assaltos dos wurtemburgueses. Foi uma espécie de Tiro aos patos na Marianas, ou melhor, seria nas Marianes, não fosse o inimigo wurtemburguês em lugar de francês...



... pois o francês, esse, estava muio bem colocado (esperto) e atacou o flanco direito russo, qual tsunami! Até doi só de ver!

Mas enfim, no reduto ao centro a coisa não estava mais famosa...

E no flanco esquerdo, enfim, era a desgraça total.


Como a situação estava crítica, foi esse o momento escolhido para celebrar o aniversário, comer o belo do bolo e beber o espumante e wisky de 400 anos (era o que estava na caixa!!!)



[

Voltámos às lides e este era o aspecto geral do cenário após a bebedeira geral:

Na esquerda russa os polacos eram victoriosos...

... mas os russos controlam a ponte, vital para a retirada.

No centro, os polacos controlavam o reduto mas estavam à beira de quebrar...

... coisa que aconteceu à Divisão dos wurtemburgueses que, esgotada de assaltar as defesas da cidade, foi mesmo enxotada como um cão!



Mas no melhor pano cai a nódoa, e a falta de efectivos para controlar as defesas de Smolensk ditou o resultado da batalha. A avalanche francesa no flanco direito russo tomou de assalto um baluarte e um pano de muralha e os russos, vendo as suas defesas furadas, optaram inteligentemente por DAR À SOLA!!!





Terminou assim o jogo, com os franceses vencedores, mau grado as pesadas baixas sofridas.
« Última modificação: 23 Janeiro 2013 09:37:07 pm por FMartins »
Registado

VMadeira

  • Associados e Convidados
  • Newbie
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 18
Re: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« Responder #1 em: 02 Julho 2012 01:54:00 pm »

Óptimo report!

Mas algo incorrecto no que se passou em Mória...


"Entretanto, de volta às minas, o Zangado, o Soneca e a restante trupe liliputiana não conseguiam dar conta dos duendes & friends e estavam a levar uma coça de todo o tamanho. Digamos que eles não estavam “à altura” da sua responsabilidade. Faltou-lhes um Danoninho..."


Acho que esta discriminação contra as pessoas de menor estatura tem de terminar, até pq os os goblins de mória não são exactamente nenhuns gigantes.....

De qq forma depois de um inicio complicado e apesar de estarem a defrontar um Balrog e de o nº de goblins ser infinito, devo dizer que os heroicos anões cumpriram os 2 objectivos do cenário e obtiveram uma notável vitória contra as forças da escuridão......

Parabéns ao Fernando pelo bom trabalho a construir o cenário, estava impecável.

E já agora parabéns também à AJSP.

Abraço
Registado

FMartins

  • Associados e Convidados
  • Full Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 190
Re: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« Responder #2 em: 02 Julho 2012 08:54:15 pm »

Aha, é tão típica essa mania dos anões, perdão, das pessoas de menor estatura se desculparem com coisas do tipo "Ah, eles eram muitos!" ou "Ah, mas eles tinham um Balrog!" Até parece que um Balrog assusta alguém! É só pegar num extintor e pronto, já está!  ;)

E o pombo correio, chegou em segurança à Terra Média? O sacrifício dos nossos pequenos (salvo seja!) heróis valeu a pena?
Registado

VMadeira

  • Associados e Convidados
  • Newbie
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 18
Re: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« Responder #3 em: 03 Julho 2012 10:54:15 am »

Pois dos 4 anões que escaparam, um capitão, dois guarda-costas e um cumum guerreiro anão, foi o anão menos graduado, que conseguiu levar a triste noticia ao povo dos anões, da perda de Mória e da morte de Balin.
Registado

Faustnik

  • Associados e Convidados
  • Full Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 110
Re: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« Responder #4 em: 03 Julho 2012 04:54:06 pm »

Anões à parte - ok! pessoas de pequena estatura, não bafejadas com a elegância - da minha parte desenvolvi um jogo Force on Force, Iraque 2003.

Aqui está a mesa



Este cenário apresentava a particularidade de se poder jogar em solitário, com os Iraquianos (aqui a fazer de maus) a serem colocados na mesa usando cartas de jogar, com cada uma a indicar a unidade ou se eram falsos (Dummies).

Joguei dois jogos - um mesmo solitário, enquanto a malta montava a mesa e as forças de Smolensk.

Outro com o Orlando, que resolvei apoiar-me visto haver «himalaias» de jogadores em Shako.

Aqui estão as fotos deste último jogo, com algumas surpresas para as forças da Coligação, mas no final lá conseguimos despachá-los e abrir caminho para as pontes em An Nasiriya e o canal Saddam Hussein.









No final um dia bem passado e o almoço foi catársico, para variar ;) ;) ;)

A+

Faustnik
Registado

FSousa

  • Administrator
  • Jnr. Member
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 51
Re: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« Responder #5 em: 03 Julho 2012 05:59:22 pm »

Pois aproveitando a comemoração dos 15 anos da AJSP (já está uma senhora! E pensar que andei com ela ao colo :)) resolvemos tirar o pó ao material de Lord of the Rings (LOR) e reeditar um cenário baseado na defesa desesperada dos anões em Moria, depois da morte do Rei Balin.

Os anões não poderiam vencer esta batalha pois os goblins eram incontáveis e dispunham de um aliado de peso: um Balrog!

O objectivo dos anões era trasmitir a triste notícia de morte de Balin e da queda de Moria. Claro que sendo anões não podiam simplesmente fugir dos seus inimigos mortais. Tinham também de matar também 20 goblins para ganhar o cenário.

E 20 goblins e quatro anões sairam e um deles conseguiu chegar a Erendor e os anões venceram o cenário. No entanto acho que isso foi o que menos importou pois todos os participantes se divertiram imenso.


A besta negra chega, com fome de anões...

Um anão a ser almoçado, perdão a lutar com o balrog

"Eu vou dar a notícia da morte de Balin!" "Não, não, eu é que vou!"
« Última modificação: 03 Julho 2012 06:26:44 pm por FSousa »
Registado
Poucas situações não se resolvem com um par de seis.

FMartins

  • Associados e Convidados
  • Full Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 190
Re: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« Responder #6 em: 03 Julho 2012 09:31:12 pm »

Ah, estava a ver que não havia fotos do Iraque! Como sempre, um bom cenário, bons modelos, uma excelente mesa... só não estava era à espera de ver um LAV a arder.

Fernando, os teus modelos, enfim, a mesa toda, estão um espectáculo! Assim dá gosto jogar, quer se ganhe ou perca.
Registado

FSousa

  • Administrator
  • Jnr. Member
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 51
Re: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« Responder #7 em: 03 Julho 2012 09:47:39 pm »

Obrigado Filipe :). Eu perdi, mas não me chateei nada!
Conto voltar a fazer mais coisas destas em breve, desde que haja malta para jogar.
Registado
Poucas situações não se resolvem com um par de seis.

jorneto

  • Associados e Convidados
  • Jnr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 70
Re: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« Responder #8 em: 04 Julho 2012 05:22:41 pm »

Terminou assim o jogo, com os franceses vencedores, mau grado as pesadas baixas sofridas.

Tão pesadas estavam a ser as baixas que ainda cheguei a ir à mesa do lado pedir o balrog emprestado...
Registado

FMartins

  • Associados e Convidados
  • Full Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 190
Re: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« Responder #9 em: 04 Julho 2012 10:19:41 pm »

 :D
Registado

PMorais

  • Associados e Convidados
  • Jnr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 51
Re: 15 anos de AJSP e fruta da época em Smolensk
« Responder #10 em: 05 Julho 2012 10:18:52 am »

Dá gosto ver as actividades da AJSP.

Parabéns.
Registado
 

Página criada em 0.285 segundos com 55 procedimentos.