ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: Hi! I'm Borat from khazakistan...  (Lida 10494 vezes)

JEspecial

• Associados e Convidados
  • Snr. Member
Re: Hi! I'm Borat from khazakistan...
« Responder #15 em: 26 Setembro 2012 02:38:48 pm »

A primeiras das diversas "Coisas completamente inuteis, mas divertidas" que este exercito tem é...

BANDA SONORA!!!

Tenho andado a pintar os Arshyia (eram os archeiros a cavalo pesados profissionais) e o campo fortificado ao som de "Principe Igor" de  Borodin

Enjoy!

http://www.youtube.com/watch?v=FsTVF0Fu5_c

Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #16 em: 28 Setembro 2012 10:43:38 am »

Continuando com “Coisas completamente inúteis, mas divertidas”!
Da altura em que estava a pintar os Hunos, vai para uns 5 anos, tinha lá numa gaveta umas ovelhas, um cavaleiro e um vagão semi-pintados, que eram apara fazer a bagagem deles. Depois optei por fazer umas tendinhas e acabei por não usar essas figuras.

Agora, estava eu na fúria do rebaseamento de todo o exercito Huno, (ver primeiro post deste tópico) e lembrei-me que era giro fazer alguma coisa com essas figuras.
Como boa parte do exercito Khazar continuava a ser nómada e já que ia fazer um campo circular de vagões (fotos a caminho!) achei que era giro por umas manadas a passear pela mesa. Vai dai colei as ovelhitas em duas bases 40 x 40mm e quando ia cortar-lhes os cantos para dar um ar mais irregular, apercebo-me que até dão uns bons marcadores de emboscadas

Depois, como tinha uma data de cavalos na minha caixa de bits, escolhi alguns que só tivessem tapete de sela e estive a hora seguinte a limá-los para parecerem que estavam em pelo e acho que não ficaram muito mal. Um par de cavaleiros a guiar a manada e estavam feitas mais duas bases de “Coisas completamente inúteis, mas divertidas”

Finalmente já tinha o habito de meter “coisas” espalhadas pela mesa quando jogava com os Hunos, e como os Khazars tambem era shamanistas (para alem de judeus e muçulmanos…) continuei a usar estes adereços

Os shamans foram feitos com figuras de Medos da Xyston, porque têm uns vestidos até ao chão e as peles são em greenstuff. O sacrificador é uma figura de Persa, tambem da Xiston, á qual não alterei nada.

O totem é um raminho que apanhei no chão, descasquei e fiz umas runas turcas com uma caneta. Simples e efectivo.

Espalhados pelas estepes da Asia encontra-se altares de pedras empilhadas e isto representa um desses altares.

Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #17 em: 01 Outubro 2012 01:38:33 pm »

Neste fim de semana não adantei muito ao exercito tirando o facto de ter acabado a ultima unidade a que ainda faltava por as bases iguais ao resto do exercito e iniciei na sexta-feira a pintura da segunda unidade de Arshiya (os archeiros a cavalo pesados profissionais) mas assim só na base de cola-los numa ripa e dar-lhe o primário.

Entretanto, fruto das minhas leituras (ficcionais e não só) chequei á conclusão que era mesmop provavel que os Khazares tivesem um estandarte com um disco metalico com uma estrela inscrita.

Agora se esta estrela é a de David  ou se é outra (já que tambem aparecem discos semelhantes ao da imagem com 7 e 8 pontas) dedicada a Tengri, deus do Cú, isso agora já é outra coisa e faz correr muita tinta entre os academicos.

Pela minha parte, peguei no furador e numa cartolina e fiz vários discos que depois colei nos estandartes das unidades e pintei de prata.
Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #18 em: 01 Outubro 2012 07:11:18 pm »

Kamarada Johnny Kugan Special,

Como acompanhei o nascimento do teu exército khazar quase desde o berço, deves calcular o gozo que me está a dar ler estas linhas. Para mais quando boa parte das imagens são fotos minhas!

Estás com um exército do caraças!

Para começar, o animal que tens em mãos parece ser bastante eficaz, pelo menos contra exércitos coevos, como o meu andaluz, por exemplo...

Além disso, as figuras que conseguiste providencialmente arranjar ficaram um mimo! A cavalaria pesada é excelente e as bandeiras que ela ostenta ficaram à maneira!

Para além do mais, vê-se, pelo modo como entraste de cabeça no assunto, que não te ficaste apenas pela parte técnica do exército mas que tomaste um grande interesse pela História dos khazares.

Como corolário disto tudo, ainda te dás ao luxo de ouvir Borodin e colocar aqui imagens de uma caixa lacada de Palekh!
Como diriam os nossos camaradas russos, molo dietz, tovarich! ;)
Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #19 em: 01 Outubro 2012 07:20:35 pm »

PS - já agora, a música apropriada seria esta:

http://www.youtube.com/watch?v=AyRg1UIUkjI

:)
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #20 em: 02 Outubro 2012 01:23:42 pm »

Ora bem...

Tenho para aqui falado do processo de rebaseamento das ...bases que fiz em todi o exercito (não esquecer que 80% veio dos Hunos) sem ter posto nada sobre isso.

Mas a proxima foto mostra bem o que fiz.

Em cima está uma unidade de Cavalaria Ligeira com as bases tal como estavam. Uma de cada cor, fruto de diferentes misturas do po (Ya... já deviam perceber que havia po á mistura!) ao longo do tempo em que os pintei.

E em baixo está outra unidade de Cavalaria Ligeira, tal como  fica depois deste tratamento:

- Pintar a base com caqui (por cima do po velho)
 - Dry brush com tom de areia
 - Lados da base pintados de castanho escuro
 - Aplicar umas manchas de flocagem verde

E o resultado final de conjunto  é este:

Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #21 em: 02 Outubro 2012 01:29:05 pm »

Tovarich Filipus Magnuns (Da Agencia Magnun, a das fotos, percebes?)

É como te disse na sessão fotografica: Eu que estava habituado á escacez de informação acerca dos Hunos fiquei maravilhado com a quantidade de coisas que há acerca dos Khazares. Depois quando me apercebi que havia (muito provavelmente...) uma ligação entre eles e os Hunos e que estiveram no centro do comercio entre Abassidas e Vikings, foi a cereja em cima do bolo!
Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #22 em: 02 Outubro 2012 11:12:26 pm »

Claro que estavam "no centro do comercio entre Abássidas e Vikings"!!! Eles converteram-se ao judaísmo, lembras-te?  ;)
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #23 em: 03 Outubro 2012 10:28:16 am »

Olha que ainda és banido do forum por afirmações politicamente incorrectas!

Olha... já agora achas que Rastapopolus é um nome khazar?

(para quem não sabe, nos tempos em que o Herge namorava o anti-semitismo, lá pelos anos 30, o Rastapopulos representava o grande capitalismo internacional  judeu, que se opunha ao jovem Tintin, europeu e louro...)

« Última modificação: 03 Outubro 2012 10:30:37 am por JEspecial »
Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #24 em: 04 Outubro 2012 02:33:52 am »

Rastapopoulus é um nome meio grego... e quem é que dominava o grande comércio internacional no Mar Negro e arredores? Os gregos! Bem, e os arménios... e os judeus... :)

Os teus amigos khazares eram simpáticos e sabiam dar umas belas de umas lançadas, mas acho que essa coisa dos negócios ficava mais bem entregue nas mão de outros povos mais.. eeer... civilizados.  ;D
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #25 em: 04 Outubro 2012 12:44:12 pm »

Ora bem cambada, bamos lá á tactica!

Amanha vamos ter dois jogos pujantes, de manha contra Otomanos (ou ingleses???) e á tarde contra Normandos.

A tactica contra os Otomanos bai ser uma carga potenti com os nossos lanceiros para meter aquela cambada toda a correr ou á lebar cachaporras. Como temos fama de inbentores bamos meter uma marcha de flanco pequenita (um grupo de cavalaria e um de LH)  para eles berem.

Contra os bifes já a tactica pode ser diferente: Desmontamos os lanceiros e bamos dar porrada aos archeiros. E tambem vai a marcha de flanco!

Contra os Normados se calhar mando os lanceiros todos em marcha de flanco para não levaraem porradas dos cavaleiros.

Bamos a ber!

E a beber! Saudi!

Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #26 em: 11 Outubro 2012 02:32:03 pm »

Tenho mais fotos de WIP, mas por falta de tempo não as tenho passado para o pc, por isso hoje vamos fazer contas.

Quanto é que me custou este Tunning dos velhinhos Hunos, em tempo e dinheiro?

Ter o exercito 95% operacional demorou-me qualquer coisa como um mês, de 4 ou 5 de Setembro até ao final do desse mês. Isto incluiu o rebaseamento de todos os hunos e fazer o mesmo a mais 12 bases de Nobres adquiri. Depois pintei mais 4 bases de archeiros a cavalo pesados para completar as duas unidades e neste momento tenho na bancada as bases da Guarda (vikings…)  e de seguida vou acabar o circulo de vagões com que fiz o campo fortificado.

Quanto a euros, os nobres custaram-me 60€, os vikings e mais uma tenda mongol foram 20€ e recentemente enviei uma encomenda para a Khurasan Miniatures a mandar vir figuras para fazer nobres desmontados que me ficaram em 30€.

Portanto estamos a falar em 110€ e 4 semanas.

Nada mais para ter um exercito novo!

Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #27 em: 12 Outubro 2012 03:37:37 pm »

O Campo

No último ano usei um campo fortificado com os Hunos. Começei a usa-lo na fase das duas marchas de flanco e como passava metade do jogo só com metade das unidades em cima da mesa, era relativamente fácil alguém infiltra-se e tomar-me a bagagem. Por isso comecei a fortifica-la que sempre é menos uma coisa com que me preocupar e defender.

São 24 pontos que obrigam grupos montados a tirar 6 para tomar o campo (16% de possibilidades) ou a fazer um CMT para deixarem de tentar, o que significa que é quase certo que ocupe um grupo durante algum tempo, entre o tentar assaltar o campo e o sair dali.

Infantaria toma-o com 5 ou 6 (33% de possibilidades) o que o torna um alvo tentador para este tipo de tropa, mas para um grupo de infantaria chegar ao campo inimigo significa que os seus flancos, cada vez mais longos á medida que avança em direcção ao campo estejam seguros. Já um par de vezes tomei campos com Ligth Foot, mas era com os teutónicos á solta de um lado e de outro, já depois de abrirem um buraco na linha inimiga.

Alem disso em V2 só unidades de infantaria FORMADA (Medium Foot ou Heavy Foot) podem tentar tomar campos fortificados, o que aumenta em muito a sua utilidade. Dai que com os Kazares decidi habituar-me a jogar sempre com um campo fortificado.

Mas como era um campo Kazar e o que é que o tornava fortificado?

Sabemos que os exércitos nómadas (ou semi-nómadas, como os Kazares) se faziam acompanhar de vagões com as famílias e pertences. Sabemos tambem que era normal que estes vagões fossem de alguma forma dispostos numa formação defensiva. E sabemos finalmente que por vezes se combatia nestes vagões quando parados (como fizeram os godos na batalha de Andrianopla, por exemplo)

Por isso o campo deveria ser feitos com vagões desatrelados e com guardas para alem de figuras de mulheres e crianças.

A melhor representação que vi de campos deste género foi na BD “La Saga de Wotila”

(Recomendo! Encontram-na facilmente na Fnac e daqui a uns meses sai o segundo volume)

Aqui está a imagem de está um campo visigodo. 

Gosto especialmente dos escudos do lado de fora e das cabeças de animais nos topos dos vagões, como se fossem navios.  Com efeito este genero de cabeças não é um esclusivo nordico dos seculos IX e X, como o prova esta cabeça, encontrada na Holanda e datada do seculo V, contemporanea destes mesmo Visigodos e de Atila

Para os vagões usei 8 vagões cossacos que há mais de ano e meio tinha lá em casa para um eventual exercito Cossaco do seculo XVII os vagões são em resina ai com 3 cm de comprimento cada um. São destapados, mas nada que clips e green stuff não resolva.

Gostei de ver a ger (tenda redonda) no meio dos vagões, mas como não tinha nenhuma mandei vir uma da Baueda (http://www.baueda.com/) juntamente com algumas figuras de vikings para serem “Uma especie de Varengues dos Kazares”

O pessoal da Baueda são uns fixes, não bastava fazerem tendas de todos os períodos e feitios, ainda têm várias gamas de boas figuras e um serviço de mail order impecável. Para alem disso mandam sempre amostras grátis. Já recebi caixotes, baús, cestas de fruta, sacas, paliçadas e figuras.

Agora ficava bem aqui era uma foto do meu campo em WIP, não era? 
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #28 em: 16 Outubro 2012 09:10:16 am »

Então aqui vai uma foto do campo, ainda muito no inicio

E este é o momento ideal para assumir sem hesitações e com frontalidade que este campo não só é fortificado como completa e absolutamente ILEGAL!!!

É verdade! Completamente ILEGAL!

Passo a explicar: Em FOG um campo deve ter 12cm por 8cm e este campo tem 12 x 12. Não teria grande importância (ou melhor, o único prejudicado seria eu) se fosse desprotegido, mas sendo fortificado o caso muda de figura. Mas nada que não se resolva e dos 4 jogos que já fiz com ele não houve qualquer problema, uma vez que sempre que necessário retiro da mesa a placa de tras, para ficar com as dimensões regulamentares

No entanto foi obrigado a fazer um campo maior por razões geometricas e estéticas. Poderia tentar fazer um circulo de vagões de 8cm de diâmetro, mas só cabiam 4 vagões e ficava feio. Por isso a solução foi ampliar o campo para os 12x12, fazer o circulo com 8 vagões, incluir uma ger (aquelas tendas redondas das estepes) e montar tudo em 3 placas de 12 x 4cm que, para alem de facilitarem o transporte, ainda permitem que caso seja necessário remova a placa de trás , ficando o campo com as dimensões legais.

Aquela foto já está desatualizada, porque atualmente o campo está com a ger no meio e todos os vagões já têm toldo feito de green stuff, suportado por uma estrutura muito simples feita com um clip. Tambem acrescentei um “avançado” num dos vagões e gostei tanto da ideia e foi tão fácil que sou bem capaz de fazer mais um.
Outra coisa que descobri foi que estar montado em 3 placas facilita muito a montagem e pintura do campo.

Agora tenho de dar um bocadinho de cor aos vagões, pintar-lhes as coberturas, povoa-lo de defensores e civis, e meter-lhe bandeiras.
« Última modificação: 16 Outubro 2012 09:12:06 am por JEspecial »
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #29 em: 17 Outubro 2012 02:52:51 pm »

Acabei de fazer uma simulação do meu ordenado para o proximo ano e cheguei á conclusao que  os kazares são bem capazes de ser o meu ultimo exercito durante muito tempo.  ::)

Ainda tenho para pintar uns indios para M&Tomahawks, a frota do Imperio Luso-Brasileiro para Dytopian, uns vikings e os Andaluzes para Saga e umas coisinhas de russos e alemaes par acabar para FOW, mas comprar figuras para fazer um novo exercito de raiz, está completamente fora da equação.
Registado

Página criada em 0.27 segundos com 62 procedimentos.