ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: Liga FOG 2013 - Khazares, Venezianos e Romanos Republicanos  (Lida 1705 vezes)

jorneto

• Associados e Convidados
  • Jnr. Member
Liga FOG 2013 - Khazares, Venezianos e Romanos Republicanos
« em: 12 Fevereiro 2013 01:12:46 pm »

Fazendo os primeiros jogos a contar para a Liga, tivemos os Khazar a defrontar sucessivamente Venezianos e Romanos Republicanos.
Aproveitámos para explorar algumas das novas regras da versão 2:

Bosque emboscado

Pedras emboscadas

Rebanho de ovelhas ataca o flanco de cavaleiros

Cavaleiros cercados por nova emboscada de arvores

...que abrem caminho para um segundo ataque de ovelhas

Bandeiras com animais alados duplicam o movimento

E na batalha contra os romanos-khazar, o combate entre campos fortificados, com o campo romano a ganhar vantagem...

Agora mais a sério.
 No jogo com os venezianos resaltou uma violentíssima escaramuça num dos flancos, pela posse de um bosque. Já no outro flanco, os cavaleiros de Veneza foram completamente surpreendidos pela cavalaria Khazar que desmontou e os aguardou a pé firme de lança na mão e apoiados por artilharia(!). Ainda assim os cavaleiros ganharam vantagem. Resultado 16-10, vitória não muito folgada para Veneza.

Contra os romanos, os khazares procuraram explorar os flancos, enquanto que roma tentou manter uma frente sólida. O centro e flanco direitos romanos acabram por ser completamente desmembrados enquanto que no flanco esquerdo a cavalaria gaulesa se entretinha a trucidar toda a cavalaria khazar que apanhou pela frente. Resultado 26-8, vitória para os khazares.

Registado

FMartins

• Full Member
Re: Liga FOG 2013 - Khazares, Venezianos e Romanos Republicanos
« Responder #1 em: 12 Fevereiro 2013 07:37:29 pm »

Em suma, duas pequenas e simpáticas chacinas, tão ao gosto da pequenada!  ;)

Entretanto, já fui honravelmente desafiado para levar um enxerto de porrada no Sábado às mãos do Gonçalo Costa. Vai ser bonito, vai...  ::)
« Última modificação: 14 Fevereiro 2013 12:08:09 am por FMartins »
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #2 em: 13 Fevereiro 2013 10:45:46 am »

Os cronistas Khazares já estão a trabalhar no relato destes dois épicos!
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #3 em: 13 Fevereiro 2013 11:14:07 am »

Jogo 1 – Jorge Neto – Venezianos

Na analise do binómio jogado- exercito  esta era a combinação mais complicada. Por um lado Kn e piques, por outro o Neto que é moço metódico e certinho e prefere  não se arriscar se acha que algo pode correr muito mal. Kn têm duas coisas de que não gosto nada que é a Lance anular a minha lança e a vantagem da armadura, o que significa que têm vantagem no impacto e na melee. Para alem disso como os meus lanceiros são tropas de choque, têm de carregar Kn assim que os veem, o que pode ser glorioso, mas não abona a favor da sua longevidade.

Mas ai veio a lista dos Khazares em meu auxilio. É que lá “escondidos” estão até 24 bases de HF, Superiores, Armadurados, Offensif Spearman, Undrilled!  Com efeito posso desmontar os nobres com lança e transforma-los de um problema numa vantagem face a Kn. Por isso calculei que esta linha iria apanhar com os piques em cima, mas mesmo teriam alguma vantagem pelo tamanho da linha e melhor qualidade pelo meu lado.

Perde-se velocidade e iniciativa, mas ganha-se resiliência.

Por isso a minha opção para este jogo foi desmontar os nobres, completa-los com mais 8 bases de Guardas (HF Arm, Ave, Def Spear) para formar uma  linha que ancoraria num dos lados da mesa e numa peça de terreno, com o campo a fazer de chamariz.  O resto do exercito era LH ou Cv de tiro, que escaramuçaria numa postura de jogo oportunistica e para o empate.
Porque para mim ficou claro que uma postura defensiva como está só podia produzir um empate. Ainda nesta estratégia optei por uma marcha de flanco do lado onde encostasse a linha de infantaria (para evitar que me fizessem o mesmo!) que teria como missão meter-se atras do inimigo e armar confusão, no mínimo puxando tropas do ataque á infantaria, no máximo entalando-as ou indo á bagagem se esta fosse desprotegida.

Decidi tambem reforçar a possível surpresa com uma arma que nunca se vê mas mesas, mas que em V2 tem o seu mérito: Heavy Artillary. E desta só posso dizer o seguinte: os 40 pontos que custam valem bem o granel mental que causam ao adversário a tentar evitar o seu tiro.:)

Então como é que correu o jogo concretamente?

O Jorge ficou surpreendido com a linha de boa infantaria pesada que um “exercito da estepe” apresentou, já para não falar na bateria de catapultas no alto de uma colina atras dela.

Eu fiquei tambem espantado por ele vir com uma força toda montada (tirando uns espadeiros e outros ligeiros) com 6 grupos de Kn. No entanto talvez tenha feito mal em concentra-los todos face á minha infantaria num terço da mesa e com uma peça de terreno a separar-los do resto do exercito; porque assim eu pude estar á vontade e a controlar o jogo no resto da mesa, até que ele começou a transferir unidades de gendarmes para lá, ai nas três ultimas jogadas e acabaram por ter como único efeito afastar-me com troca de BG de escaramuçadores. (ele perdeu um, eu perdi outro)

Face á infantaria, eu tento atrasar o avanço do Jorge e separar-lhe os Kn com Lh, para não baterem todos ao mesmo tempo na minha “Thin Khazar Line”, mas sou obrigado a sair da minha posição parcialmente em cima de uma colina seja para bloquear a transferência de tropas para o resto da mesa, (onde muitas perdas poderiam significar a minha derrota) seja para tentar o Jorge a atacar-me frontalmente.

Coisa que faz, mesmo nas duas ultimas jogadas. Uma das minhas unidades acaba por se dar mal, a outra e a guarda resistem bravamente a 3 cargas e apesar de infligirem 2 baixas a uma unidade de Kn, estes não quebram. Ai soa o gongue tocado pelo Lopes que já estava lá pronto para o jogo.
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #4 em: 18 Fevereiro 2013 11:10:23 am »

Jogo 2 – José Lopes com Romanos Republicanos

Um exercito Republicano, se for bem construído tem um núcleo (GRANDE!) de legionários rijos como tudo e algumas unidades de apoio á volta, bem mais fraquinhas. Assim a tactica fica obvia: Bater nos fraquinhos e evitar a massa de legionários.

Como forma de incentivo a que a massa de legionários saia da sua colocação inicial meti ao fundo, frente á minha bagagem protegida uma linha de guerreiros eslavos, que apesar de Poor e MF, eram gloriosos e valentes. Pelo menos nos seus cantares tradicionais…

Do lado mais fechado da mesa uma unidade de cavalaria e uma de LH com arco preparavam-se para disparar 6 dados de tiro para a cavalaria gaulesa do Lopes, até que os meus lanceiros Alanos pudessem intrevir. Não serviu de nada, porque estes gauleses tinham bebido poção magica e passavam todos os testes de coesão e no combate não tiravam menos de 5, por isso até lá podia estar um batalhão de tanques que não era isso que os parava! Resultado: Alanos e cavalaria em fuga!

O Lopes formou uma linha em L com o seu lado maior constituído pelos já mencionados gauleses e duas legiões veteranas a 8 bases apoiada numa colina suave. Em cima da colina estavam 2 unidades de archeiros ligeiros e um grupo de elefantes e depois a fechar o L, entre essa colina e a o seu bordo (longo) da mesa, 2 coortes de legionários. Como reserva tinha uma unidade de Scutari Iberos. Tudo num metro de mesa.

Se a colina fosse minimamente acidentada, restava-me ficar aos tiros e esperar que alguma coisa acontecesse, se acontecesse… Mas como era suave e só lá estavam tropas ligeiras, isso significava que podia passar por elas, atropelando-as no processo, o que me colocaria dentro do dispositivo romano. Para lidar com os elefantes ia aproveitar o facto de poder avançar de duas direcções diferentes (de frente e pela esquerda) para concentrar tiro nele e tentar fazer-lhe a baixa fatal ou eventualmente apanha-lo numa carga de flanco, se ele se expor depois de algumas cargas para afastar a minha cavalaria.

Para o ataque á colina destaquei 3 unidades de Cv com arco e uma de 8 bases archeiros ligeiros eslavos. Em segundo escalão para explorar a rutura da frente tinha dois grupo de nobres (12 bases de lanceiros) como Massa Operacional de Manobra; para fixar os flancos do ataque tinha de um lado archeiros a cavalo ligeiros e do outros archeiros ligeiros Khazares e face aos gauleses estava um destacamento (composto por uma cavalaria com arco, os lanceiros Alanos e uma de Lh) que era suposto ganhar á cavalaria gaulesa e entrar por esse flanco para constituir a segunda pinça da Operação Profunda que iria cercar e destruir o exercito Romano.

Tudo de acordo com a Arte Operacional da guerra. Tukachevsky e Zuhkov ficariam orgulhosos de mim!  :)

Ora bem, face aos gauleses já se disse o que aconteceu: Eles avançaram, riram-se das nossas flechas e mataram tudo o que estava á frente.

No ataque da colina, lanço os eslavos ao ataque de uma unidade de cretenses que apesar de superiores eram apenas 4 bases, porque a cavalaria ainda estava a colocar-se na posição de ataque. Os cretenses não eram cretinos, puxaram das espadas e afiambraram os eslavos num “ver se te avias” e perseguiram-nos monte abaixo até chocarem na cavalaria. E foi a ultima vez que se ouviu falar deles.

Na outra ponta do monte, os elefantes faziam cargas sucessivas para afastar duas unidades de CV, mas como estas estavam em angulo reto só podia enxotar uma de cada vez, mostrando o flanco para a outra. Acabaram por ser carregados de flanco e perseguidos para o meio do dispositivo romano. A cavalaria que os persegue ainda apanha a segunda unidade de archeiros ligeiros e na mesma jogada o Lopes perde 6 pontos dos 9 que tinha de desmoralização.

Mais importante do que isso, tinha duas unidades intactas de cavalaria e um general bem dentro do dispositivo romano e ele já não tinha reservas com que pudesse colmatar essa brecha. Uma virou para a esquerda para atacar o braço pequeno do L, a outra para a direita para atacar as legiões por detrás.

E ai a Massa Operacional de Manobra foi lançada sobre a brecha.

Mas não teve de fazer nada!

Porque a unidade pequenas de legionários que estava mais perto da colina sentiu-se mal por ver os elefantes fugir, e ficam em confusão. O signifer e o centurião ainda tentam repor a ordem mas são eliminados assim que se levantam das fileiras em testudo e são carregado de lado por mais cavalaria.

A centro, a unidade de Iberos de reserva apanha tiro e é carregada por uma das CV que tinha conquistado o monte e ao fragmentar dá o ultimo ponto que faltava para a desmoralização do exercito romano.
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #5 em: 14 Maio 2013 03:14:06 pm »

Jogo 3 (e Ultimo!) da Liga FOG 2013

Jorge Martins – Turcos Otomanos

Na esperança de que o Jorge fizesse um exercito de tiro (Como normalmente ele joga com um de choque, faria sentido que agora quisesse mudar) fiz uma lista com 20 bases de Lanceiros em 2 BG de 6 bases e 2 de 4 bases. Ainda hesitei porque se ele viesse com aliados Sérvios (kn!) eu estava feito ao bife (tartaro), mas como tenho sempre a possibilidade de desmontar os Lanceiros, achei que podia ser uma boa opção
.
E deu certo! Quer dizer na parte de “encaixe de listas” estive muito bem, já que ele não tinha resposta para mim, a não ser evadir.

Tambem a outra grande arma Otomana (os janízaros ) estavam divididos, com uma unidade a centro e outra num flanco, atras de uma linha de cavalaria. Para eles tinha preparado os Meus Guardas, que sendo armadurados e a 8 bases, a aguentariam o tiro e pelo menos impediriam que os janízaros disparassem para a minha cavalaria.

Tambem aqui funcionou bem… Se podemos considerar “bem” o facto de os Guardas fragmentarem no impacto…
Para comandar isto tudo tinha um FC para poder marchar 4 grupos de uma vez, e dois TC para segurarem as pontas.
No meu flanco direito o Jorge coloca uma confusão de LH e LF em primeira linha, depois 1 de Cv average, depois um de Janizaros com 2 grupos de Cv a prolongarem a linha. O meu plano foi fazer um engarrafamento empurrando aquela gente toda uns para cima dos outros. Os dois blocos grandes de lanceiros a irem direitinhos aos Cv Superiores  e mais um de lanceiros a 4 e uma cavalaria tribal (igual á dele average) a carregarem aquelas linhas sucessivas.

Como se isso não bastasse ainda sou ajudado pelo Jorge que começa a fazer trocas de lado e a oblicuar com os LH e os LF. E eu quietinho a deixa-lo fazer! (já sabem: Se me virem quietinho e caladinho num jogo é porque vos quero interromper em algo que eu considero um erro )

Inevitavelmente começaram as perdas de coesão por interpenetrações de LH, e tudo corria bem, os passarinhos chilreavam e os khazares voavam pela estepe direitos á vitoria, até que a tal Cv Average Otomano é carregada por mim, estando ela desordenada. Fica fragmentada no impacto e tudo apontava para quebrar na melee e causar o caos nos janízaros logo atras.

Mas não… Aguenta…

E aguenta…

E aguenta…

E o bg de lanceiros a 4 fragmenta a tiro de espingarda e perde uma base

E aguenta…

E os janízaros saem do sitio…

E aguenta…

E aguenta…

Enfim, ele quebra-me o exercito e eu faço só 5 pontos de atrito.

E foi assim a minha participação na Liga.

Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #6 em: 15 Maio 2013 11:47:31 pm »

Johnny ma man, eu não quero dizer que tiveste azar mas.... khazar que tu tiveste, pá! Percebeste? Foi um trocadilho: azar... que azar... khazar... percebeste, hã?! Foi... é pá... pronto!

Já uma vez apanhei com um desses exércitos nefandos em que a cavalaria pode desmontar em lanceiros superiores armados, foi num maldito Torneio em que eu levei um exército andaluz (Olé!) e o batifão do Ricardo Simas levou um exército da conquista muçulmana. Não só me lixou com o facto de poder desmontar a sua cavalaria (e os meus cavalinhos, de repente, viram-se diante de uma floresta de lança) e ainda possuir cavalaria ligeira com lança, estilo lanceiros napoleónicos, como ainda por cima tinha mais legitimidade religiosa do que os meus homens pois os dele eram companheiros directos do Maomé.

O jogo foi um desastre, acho que perdi por uns 300 a 1 (uns gajos dele que tropeçaram numa duna e ficaram com os olhos cheios de areia) e pronto, fiquei meio traumatizado. Não foi o Ricardo quem me traumatizou mas sim o exército dele...  :(
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #7 em: 16 Maio 2013 08:27:53 am »

Grande Zéze!

Tu é que entendes estes meus kAZARES! Mas olha compensa-se isso com uma duzia de Bifas que eu, tu o Fanan e o Tozé  vamos apanhar neste fim de semana com o Pute crime!

Mas sabes qual é o melhor disto?

É depois deste kAZAR, continuo a gostar do jogo, do exercito, da Historia, de ver  e pintar figuras, de imaginar exercitos, de reviver epocas e principalmente de beber bejecas com o pessoal depois dos jogos

E isso, meu caro é PRICELESS

Assim estilo uma namorada podre de boa e que sabe dar toques na bola, tas a ver?

« Última modificação: 16 Maio 2013 08:43:57 am por JEspecial »
Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #8 em: 20 Maio 2013 11:36:30 pm »

AAAAAAAAAAAAhahahahaha!!!  ;D

Tou a ver tou!!!
Registado

Página criada em 0.054 segundos com 47 procedimentos.