ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: ITC 2013  (Lida 6068 vezes)

FSousa

• Administrator
  • Jnr. Member
ITC 2013
« em: 28 Junho 2013 01:32:48 pm »

Olá,

Início este tópico por entender ser o espaço mais adequado para divulgação e discussão de pontos relacionados com o ITC 2013, a realizar nos dias 7 e 8 de Setembro no Pavilhão das Galeotas, Museu de Marinha.

Para complementar a informação, junto o link para o fórum da Slitherine onde está a decorrer uma discussão sobre alguns pontos do ITC, de carácter geral.

http://www.slitherine.com/forum/viewtopic.php?f=55&t=42151

Abraço,
FS
Registado
Poucas situações não se resolvem com um par de seis.

FSousa

• Administrator
  • Jnr. Member
Re: ITC 2013
« Responder #1 em: 28 Junho 2013 01:34:45 pm »

Listas e períodos (retirado do Fórum Slitherine)

This year the periods and points are as follows:

1 Republican Rome 900 points
2 Elephants 850 points
3 Mongols 800 points
4 Early Medieval Europe 900 points

Period 1 Republican Rome and its Foes
(550 BC to 25 BC) (Any lists with cataphracts may
only buy the minimum number of bases.)

Rise of Rome:
Mid Republican Roman
Late Republican Roman
Gallic
Pyrrhic
Later Carthaginian
Illyrian
Ancient Spanish
Later Macedonian
Attalid Pergamene
Numidian or Early Moorish
Later Seleucid
Later Ptolemaic
Pontic
Spartacus Slave Revolt
Later Jewish

Lost Scrolls:
Early Republican Roman
Etruscan League
Italian Hill Tribes
Latin
Samnite
Campanian
Apulian, Lucanian or Bruttian

Legions Triumphant:
Early German

Immortal Fire:
Kyrenean Greek
Hellenistic Greek
Early Carthage
Syracusan
Early Successor
Galatian

Period 2 Elephant Armies of Asia
(Elephants only cost 20 AP per base. This is to encourage Elephants)

Empires of the Dragon:
Southern Dynasties Chinese (only SD options)
Later Hindu North Indian
Later Hindu South Indian
Western Wei to Early Tang Chinese (sui option only)
Tibetan
Late Tang to Five Dynasties Chinese (southern Tang, which is part of ten
kingdoms or Other options only)
Khmer or Champa
Nanzhao
Pagan Burmese
Song Chinese (southern only)
Ghurid Afghan
Muslim Indian Sultanates (Only from 1221)
Medieval Indonesian or Malay
Yuan Chinese (only from 1301)
Medieval Burmese

Immortal Fire
Indo-Greek
Classical Indian

Legions Triumphant
Kushan or Indo-Skythian
Hephthalite Hunnic

Period 3 Mongol Theme
(Years 1201-1299)
(No matter army choice Steppe terrain is always an option)

Oath of Fealty:
Early Hungarian
Early Russian
Feudal Polish
Feudal German (east option only)
Early Lithuanian or Samogitian
Wendish, Prussian or Estonian
Post-Viking Scandinavian
Early Teutonic Knights
Mongol Invasion

Eternal Empire:
Tatar
Later Russian

Empires of the Dragon:
Later Horse Nomad
NanZhao
Koryo Korean
Liao
Song Chinese
Xi Xia
Ghurid Afghan
Jin
Late Heian to Muromachi Japanese
Mongol Conquest
Yuan Chinese

Swords and Scimitars
Georgian
Cuman
Khwarazmian
Middle Bulgarian
Mamaluk Egyptian

Period 4 Early Medieval Europe
Only Year range 1001-1329

Storm of Arrows (any)
Wolves from the Sea (any)
Oath of Fealty (any except Mongol Invasion)

Lost Scrolls:
Medieval German City Leagues
Later Medieval Feudal German
Later Medieval Frisian or Dithmarschen

From Swords and Scimitar:
Early Crusader
Later Crusader
Komnenan Byzantine
Middle Serbian
Middle Bulgarian
Medieval Cypriot
Post Latin Conquest Byzantine
Latin Greece

Decline and Fall:
Nikephorian Byzantine

Eternal Empire:
Late Byzantine
Late Bulgarian
Registado

FSousa

• Administrator
  • Jnr. Member
« Responder #2 em: 28 Junho 2013 01:42:27 pm »

Sexta-feira dia 6.

Estamos a organizar um dia de visitas a locais de interesse e convívio com os nossos amigos lá de fora para Sexta-feira. O objectivo é alugar uma viatura, levá-los a sítios interessantes, onde possível e aplicável com visita guiada, e passar o dia com eles, almoçando num sítio simpático, algures.
Provavelmente o ponto de partida (e retorno) será Belém, onde a maior parte deles devem estar alojados.

Jantar e copos com eles no fim do dia será opcional, para quem tiver disponibilidade.

Neste momento parece haver um interesse significativo em visitarem as LInhas de Torres, embora o assunto não esteja fechado.

Gostaria de saber do nosso lado que está interessado em participar.
Registado

FSousa

• Administrator
  • Jnr. Member
« Responder #3 em: 28 Junho 2013 02:24:24 pm »

As duas equipas portuguesas que vão participar no ITC 2013 são:

Equipa A:
Marco Quinta
Vasco Madeira
Jorge Martins
Gonçalo Costa

Equipa B:
Fernando Sousa
Orlando Almeida
João Costa
João Especial

Está ainda em aberto a decisão de quem participa em cada grupo. Foi iniciada uma discussão por mail (pelo Vasco Madeira, a qual vou resumir e transcrever para aqui. Peço a todos os interessados o vosso contributo para resolvermos este assunto rapidamente. Possivelmente alguns de nós podem querer participar no próximo torneio FOG (já nos dias 6 e 7 de Julho) com o exército que estão a pensar levar ao ITC.

José Manuel Martins   
30/05
(...)
Se algum jogador necessitar de treinar contra algum tipo de exército e não se importar de jogar contra ‘proxies’ – não sei como são os treinos de FoG, em FoW o que nos interessa é jogar, jogar, jogar… - posso fazer alguns jogos.
Evidentemente que as minha miniaturas se encontram TODAS á disposição de qualquer jogador da Selecção Nacional.
(...)

JOAO ESPECIAL
30/05
(…)
Igualmente me ofereço para “saco de porrada” para os selecionados, para alem de colocar a minha colecção de miniaturas á disposição. E dado as várias alterações que tive recentemente na minha colecção, aqui vai o que tenho:
Khazars (mas passam bem por mongois e cia, sem os lanceiros)  tenho 14 BG de cavalaria, 5 de infantaria
Helenisticos – 3 de pique, 2 companheiros, 2 LF, 1 LH  e em rápido crescimento!
Early Tang – 4 BG de Infantaria, mas conto ter o exercito pronto em Agosto.
Medievais – 6 grupos de Longbow, 5 de man t arms desmontados, 1 de Kn, 1 de Cv, 1 de LF
(…)

José Lopes
30/05
(…)
Bem, eu já sou um saco de porrada, bem vistas as coisas.
Mas cá estou, ao dispor dos Srs jogadores para o que der e vier. Clássicos, sou Romano, Medievais sou Santa Hermandad ou outra medievalisse qualquer.
(…)

Carlos Pedro
30/05
(…)
Desde já disponibilizo o meu exercito de Teutonicos para emprestimo
aos jogadores da Selecção Nacional.
(…)

Jorge Martins
16/06
(…)
Pelo que vi dos períodos, posso jogar em todos conforme for necessário com a excepção do período 3 (Mongol Theme).
(…)

João Costa
17/06
(…)
O Gonçalo também confirma a disponibilidade dele para integrar a equipa nacional.
Se mais ninguem estiver para aí virado, o período 3 (Mongol Theme) seria o preferido dele.
(…)

JOAO ESPECIAL
17/06
(…)
De Homem era jogar no periodo 1 como Spartacus! J Acho que 900 pontos de MOB não cabem na mesa…
(…)

Fernando Sousa
17/06 (há 11 dias)
(…)
de forma a não criar conflitos de disponibilidade, decidimos adiar o torneio de SAGA, que estava alinhavado para coincidir com o ITC, para quinze dias depois.
(…)

João Especial
17/06
(…)
Gostava de ir jogar no Periodo 1 (Early Sucessor ou Later Ptolemaic) ou no 4. (Free Company) Posso “desenrrascar” Tang para o periodo 2.
(…)

Vasco Madeira
17/06
(…)
Eu por mim, posso jogar em qualquer periodo, até já me emprestaram uma manada de elefantes, para não haver desculpas....
Dentro de cada tema haviamos de trocar opiniões, para ver os exércitos mais chulos....ahaaam... Competitivos.
Vou dedicar-me a ler as listas, se puderem façam o mesmo e indiquem tb as vossas preferências de periodo.
(…)

Nuno Cordeiro
18/06
(…)
Em princípio estarei indisponível: caso precisem de figuras do período 4, tenho piqueiros/heavy foot medieval ocidental, longbows, alguns knights...
João, free company só apareceu já o sec XIV ia avançado. Penso que a data limite é 1327... O inglês tem opções parecidas (sem os knights), embora tacticamente 900 pontos favorece exércitos superiores com muito choque frontal (suiços ou exércitos de knights)...
(…)

JOAO ESPECIAL
18/06
(…)
Se pudesse ser, preferia jogar no periodo 1 com Early Sucessor ( Ptolemaic )
(…)

Fernando Sousa
18/06
(…)
Quanto a listas:
Acho que está na hora de escolhermos listas em função da sua eficácia, deixando de ser os "exércitos que temos em casa" o critério principal de escolha. Reflitam e façam alguma pesquisa sobre quais os melhores exércitos para cada período. Depois de termos 2 ou 3 favoritos por período, será mais fácil decidir quem fica com o quê.

Não se esqueçam que temos um torneio nos dias 6 e 7 onde podem experimentar o exército que pretendem levar ao ITC, apesar de os pts (com excepção do período 3) e os adversários serem diferentes.
(…)

JOAO ESPECIAL
19/06
(…)
Então fazendo uma analise ao “potencial matador” dos exércitos:
Periodo 1 –
Late Republican Roman
Later Seleucid /Later Ptolemaic – Tirando os carros falcados estes dois são praticamente iguais
Spartacus Slave Revolt – Em contraciclo para não perder

Periodo 2 –
Later Hindu North Indian
Tibetan – para desmontar tudo!:  HF, HArm, Off Spear, Sup. Que tal?
Yuan Chinese (only from 1301 – Contraciclo

Periodo 3 –
Early Teutonic Knights – Maximizando os Kn. 5 ou 6 grupos para varrer a mesa
Mongol Conquest

Periodo 4 –
Later Plantagenet – Hordas de LB baratos e Kn Sup.
Ingles HYW obviamente…

Agora gostava era de chamar atenção para uma coisa: mesmo com  o previsível aumento de gasto de pontos em Comandantes, 900 pontos dá para muita tropa, pelo que se poe a questão de quantos jogos terminarão? Eu fiz uma lista de Later Ptolemaic que batia nos 16 17 grupos e com 4 elefantes e falanges a 12… Acho que devem haver poucos jogos a terminar por desmoralização
(…)

Jorge Martins
19/06 (há 9 dias)
(…)
Depende das listas que fazes, João.

Eu tenho-me dedicado principalmente ao periodo dos Elefantes (já que me parece ser o "fit" mais lógico pra mim na equipa) e as listas têm saído todas com 14-16 BG, tal e qual como é habitual a 800.

O "truque" é investires em mais qualidade e generais, em vez de mais BGs.

Sinceramente, creio que o ideal são listas de 14-16 BGs. Tens aquele equilibrio entre qualidade/quantidade que me parece bem.
(…)

JOAO ESPECIAL
19/06 (há 9 dias)
(…)
Pois, mas se já com a media de 12 BG que era o que se tinha a 800 pontos ás vezes era complicado desmoralizar um inimigo então a 900 pontos…

Por isso é que sugeri o Spartacus. È inquebrável a 900 pontos com aquelas hordas todas
(…)

« Última modificação: 28 Junho 2013 02:26:18 pm por FSousa »
Registado

FSousa

• Administrator
  • Jnr. Member
« Responder #4 em: 28 Junho 2013 03:15:26 pm »

JOAO ESPECIAL
19/06
(…)
Então fazendo uma analise ao “potencial matador” dos exércitos:
Periodo 1 –
Late Republican Roman
Later Seleucid /Later Ptolemaic – Tirando os carros falcados estes dois são praticamente iguais
Spartacus Slave Revolt – Em contraciclo para não perder

Periodo 2 –
Later Hindu North Indian
Tibetan – para desmontar tudo!:  HF, HArm, Off Spear, Sup. Que tal?
Yuan Chinese (only from 1301 – Contraciclo

Periodo 3 –
Early Teutonic Knights – Maximizando os Kn. 5 ou 6 grupos para varrer a mesa
Mongol Conquest

Periodo 4 –
Later Plantagenet – Hordas de LB baratos e Kn Sup.
Ingles HYW obviamente…

Alguns comentários da minha lavra:
Período 1
Há outra diferença grande entre os Seleucidas e os Ptolemaicos: os catafractas. Neste período são a cavalaria dominante. Tirando pikes e spearmen podem carregar tudo praticamente à vontade, e mesmo contra estes últimos é uma questão de aguentar o impacto.
Os carros falcados são, como historucamente, uma aposta arriscada. Da minha experiência as regras básicas para a sua utilização eficaz são:
Levar quatro bases ou zero. Duas tem pouco impacto, mesmo que sejam bem sucedidos.
Protegê-los de tiro com skirmishers que têm de  sair na altura certa.
Colocar grupo(s) de choque na sua rectaguarda pronto a explorar eventuais fraquezas na linha inimiga criada pela sua carga suicida. A dsitância a que devem estar no fim da fase de movimento deve idealmente permitir-lhes carregar o inimigo numa jogada. No entanto não esquecer que há a possibilidade de as coisas correrem mal aos carros e estes quebrarem antes da JAP (sim, já me aconteceu).
Se possível, escolher alvos que não tenham paus compridos. Todas as POAs contam e é no impacto que eles têem mais hipótese de ganhar vantagem (depois passam a ter só dois dados, como os carros bem comportados).

Período 2
Acho que a dotrina geral dos exércitos de elefantes deve ser:
Formar uma linha com os paquidermes
Maximizar os pontos positivos em testes de moral (são average e vão fazer muitos) como comandantes e apoio de rectaguarda
Proteger os flancos da linha e ir em frente.

Contra estes bichos acho que a melhor coisa é infantaria pesada com pikes, ou spearmen à falta de melhor. Os crossbows são particularmente eficazes contra estes bicharocos.
Daí os tibetanos serem uma excelente ideia ou exércitos chineses com formações de HW e CB. ou mesmo LtS, Sw e CB, que são melhores no impacto, mas ficam em desvantagem no melee.

Período 3
Com as alterações v2 as cavalarias Bw, Sw têm agora mais hipóteses de serem apanhadas pelos Knights. Acho assim os Early Teutonic uma boa escolha. Para além dos kinghts também têm outra coisa que as cavalarias não gostam: os crossbows. Ou então um exército com cavalaria Bw, Sw. Neste caso que sejam muitos, blindados e superiores, ou mesmo elites. Outra opção possível seria um exército com Cv de lança ou knights armoured. Já alguém os experimentou contra exércitos de cavalaria "toca e foge"?

Período 4
Os LB são muito interessantes, mas acho que neste período não podem ter estacas. Se não for o terreno a safá-los...

Eu pessoalmente jogo com qualquer coisa. Há dois anos levei Early Crusader para o período das Cruzadas. Não consegui fazer uma única carga com sucesso. Acho que com as V2 a história pode ser diferente, pelo que não me importava nada de levar um exército teutónico emprestado. Seria uma espécie de vingança pessoal...
Registado

JEspecial

• Associados e Convidados
  • Snr. Member
« Responder #5 em: 28 Junho 2013 04:08:13 pm »

"Período 3
Com as alterações v2 as cavalarias Bw, Sw têm agora mais hipóteses de serem apanhadas pelos Knights"

Estas a contar com o movimento de recuo de 2MU e continuar virado para o inimigo, ou não? É que fazendo isso para manter a distancia nas 2 ou 3MU a possibilidade de serem apanhados é mesmo muito pequena. E só "custa" um CMT...

2 MU separação + 3Mu de evasão minima = 5MU

O que significa que Kn só os apanham se tirarem 5 ou 6. Estamos portanto a falar de extremos (6 de um lado, 1 do outro) que obviamente que acontecem, mas são raros. Se um dos lados tirar dados medios (3 e 4) os Kn já não apanham a Cv
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #6 em: 28 Junho 2013 04:16:50 pm »

Tentando fazer uma apanhado dos exercitos já escolhidos, quanto mais não seja por omissão:

Equipa A:
Marco Quinta
Vasco Madeira - Um com elefantes - Periodo 2
Jorge Martins - Qualquer menos periodo 3
Gonçalo Costa - Mongol Conquest  - Periodo 3

Eu aqui arriscava a sugerir que o Marco pegasse nos seus Macedonios e fosse para o periodo 1, o que deixaria o Jorge no periodo 4 com os Medievais.

Equipa B:
Fernando Sousa - Teutonicos - Periodo 4 (falaste, ficas com eles! :) )
Orlando Almeida
João Costa
João Especial

Agora tenho uma pergunta: O ITC é chato com figuras? É que se for então não há Tibetanos desmontados para nimguem!, Mas se não for... :) posso jogar com eles!

Registado

FSousa

• Administrator
  • Jnr. Member
« Responder #7 em: 28 Junho 2013 11:40:05 pm »

"Período 3
Com as alterações v2 as cavalarias Bw, Sw têm agora mais hipóteses de serem apanhadas pelos Knights"

Estas a contar com o movimento de recuo de 2MU e continuar virado para o inimigo, ou não? É que fazendo isso para manter a distancia nas 2 ou 3MU a possibilidade de serem apanhados é mesmo muito pequena. E só "custa" um CMT...

2 MU separação + 3Mu de evasão minima = 5MU

O que significa que Kn só os apanham se tirarem 5 ou 6. Estamos portanto a falar de extremos (6 de um lado, 1 do outro) que obviamente que acontecem, mas são raros. Se um dos lados tirar dados medios (3 e 4) os Kn já não apanham a Cv

Hmm... talvez tenhas razão. Eu estava a ver só o facto de agora os Cv dispararem a 3 MU quando estão em linha. Nessa situação uma carga do knights só os apanha com 6-1. Se não cargarem e encostarem, E os Cv passarem o CMT e fizerem a gracinha, ficam a mais de 2 MU, o que na prática é a mesma coisa do que a situação anterior (apanham-nos só com 6-1).
Por outro lado há sempre a possibilidade de falharem o CMT, mas se forem drilled superiores é difícil falharem.

Outra hipótese seria levar knights armoured. Estes são mais vulneráveis ao tiro, mas ao moverem-se a 5 têm muito mais hipóteses de apanharem os Cv.

Já agora os Teutónicos seriam para o periodo 3 - Mongóis.

O que acham então da seguinte distribuição por períodos da equipa B:

Período 1 - João Especial - Later Ptolemaic?
Período 2 - Orlando Almeida - Indo-Greek?
Período 3 - Fernando Sousa - Early Teutonic?
Período 4 - João Costa - Kommenan/Nikephorian Byzantine?

Quanto à questão dos proxies, já vi no tempo do DBM, o Nick Gaukroger com um exército de samurais a fazer de Khmers...

« Última modificação: 29 Junho 2013 12:12:50 am por FSousa »
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #8 em: 01 Julho 2013 08:29:03 am »

Eu, a bem da equipa B, sacrifico-me a titulo excepcional, a jogar com esses malandros ingratos dos Seleucidas, desde que me emprestem os latinhas....
Registado

FSousa

• Administrator
  • Jnr. Member
« Responder #9 em: 01 Julho 2013 10:58:56 am »

Eu pessoalmente acho que o puderes levar catafractas é uma boa vantagem,e que jsutifica a opção pelos Seleucidas neste contexto. Não é por acaso que a organização do ITC reconhece a superioridade dos catafractas neste período ao dizer que as listas que os têm só podem levar os mínimos...

Nota que se quiseres ter mais, podes sempre optar por um aliado Parta ou afim.

Eu tenho bases de catafractas que te empresto com todo o gosto.

Se ninguém objectar, vou considerar o assunto dos períodos encerrado, relativamente à equipa B. Segundo indicação da Organização, as listas para validação têm de ser submetidas até duas semanas antes do evento, pelo que ainda temos tempo para testar tácticas infalíveis :).
Registado

FSousa

• Administrator
  • Jnr. Member
« Responder #10 em: 01 Julho 2013 11:42:37 pm »

Confirmo que as listas só têm de ser submetidas para aprovação até 20 de Agosto.
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #11 em: 02 Julho 2013 08:45:05 am »

Ontem estive a ver a lista dos Late Seleucida á luz da limitacão a um BG de Catafractas de tamanho minimo e isso deixa aos seleucidas a estonteante componente montada de... 4 BG!  5 Se contarmos com os cameleiros Arabes...

4 bases de Companheiros Elite
4 de Catafractas (das 18 possiveis)
4 de Gualeses
4 de Citas

e os tais 4 arabes...

Não é brilhante a 900 pontos pois não? Ainda por cima quando a "arma maravilha" do periodo ( os Cat) podem ser anulados se lhes meterem á frente uns elefantes ou falange... e a 900 pontos vai haver nas mesas muita falange e todos os elefantes que se conseguir.meter.

E depois foi ver os Late Ptolemaic e ai a situação ainda é pior porque não há Cat e só um grupo de "Companheiros"

Por isso acho que a melhor opção para um Helenistico é um sem limitaçõpes e ai a minha escolha recai no Early Sucessor

Pode ter até 3 grupos de Companheiros, mais um de Cv irregular (mais os tais Arabes...) e 2 ou 3 de LH e a té 4 elefantes. Isto ao menos dá uma ala de ataque minimamente viavel e uma de defesa para engonhar, reforçadas com elefantes.

Registado

FSousa

• Administrator
  • Jnr. Member
« Responder #12 em: 02 Julho 2013 11:35:40 pm »

Bem, a decisão final é naturalmente tua. Deixa-se só chamar a atenção que com os Seleucidas podes ter ainda um aliado Parta que te dá mais 4 catafractas e montes de LH, se os achares uteis para alguma coisa, como um marcha de flanco à huno, por exemplo.
Não deve haver neste período muitos exércitos com mais elefantes do que os quatro que podes ter, e também não estás mal servido de falanges...

Eu costumo utilizar um grupo ou dois de catafractas nos seleucidas como reserva. Coloco as falanges no centro, às vezes complementadas com argyraspides à romana e galatas.
Os elefantes apoiados pelos torakitai são normalmente suficientes para ganhar um flanco contra qualquer cavalaria. Os catafractas podem ter um papel mais ou menos activo dependendo do que estiver no outro flanco. Às vezes levam linhas de cv com bw/sw à frente, outras vezes limitam-se a proteger o flanco das falanges. Funcionam bem para irem atrás dos carros falcados. No mínimo, os carros falcados enviados para a frente em movimentos duplos com um general têm a vantagem de atrasar o avanço do inimigo nesse flanco umas duas jogadas. Com este exército eu prefiro sempre perder a iniciativa e jogar primeiro, até para maximizar o avanço das falanges.
Não esquecer os vários grupos de LF que podes ter, na sua maioria com a opção de serem poor, que te permitem controlar o terreno dificil e aumentar drasticamente o numero de BG no exército.

Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #13 em: 03 Julho 2013 12:05:01 pm »

Sabes o que é? Eu sou um speedfreak.  Tenho a mania de ataques rapidos e explorações rapidas e isso tudo, e ter  a componente montada baseada em catafractas não me parece muito... rapido! :)

Prefiro usar Cv, que conbino com Elefantes, piques ou outra infantaria para bater em mais ou mais pesada cavalaria, mas que ao menos é mais rapida a explorar uma vitoria num flanco, do que catafractas.

A diferença é só uma polegada, mas por uma polegada se carrega ou não, e por uma polegada se ameaça um flanco num teste de coesão.

Para não falar de que são menos prejudicados em terreno...
Registado

jorneto

• Jnr. Member
« Responder #14 em: 07 Julho 2013 09:12:49 pm »

E não acham que ficava bem cada uma das duas equipas levar o seu "uniforme"?
Registado

Página criada em 0.458 segundos com 62 procedimentos.