As duas equipas portuguesas que vão participar no ITC 2013 são:
Equipa A:
Marco Quinta
Vasco Madeira
Jorge Martins
Gonçalo Costa
Equipa B:
Fernando Sousa
Orlando Almeida
João Costa
João Especial
Está ainda em aberto a decisão de quem participa em cada grupo. Foi iniciada uma discussão por mail (pelo Vasco Madeira, a qual vou resumir e transcrever para aqui. Peço a todos os interessados o vosso contributo para resolvermos este assunto rapidamente. Possivelmente alguns de nós podem querer participar no próximo torneio FOG (já nos dias 6 e 7 de Julho) com o exército que estão a pensar levar ao ITC.
José Manuel Martins
30/05
(...)
Se algum jogador necessitar de treinar contra algum tipo de exército e não se importar de jogar contra ‘proxies’ – não sei como são os treinos de FoG, em FoW o que nos interessa é jogar, jogar, jogar… - posso fazer alguns jogos.
Evidentemente que as minha miniaturas se encontram TODAS á disposição de qualquer jogador da Selecção Nacional.
(...)
JOAO ESPECIAL
30/05
(…)
Igualmente me ofereço para “saco de porrada” para os selecionados, para alem de colocar a minha colecção de miniaturas á disposição. E dado as várias alterações que tive recentemente na minha colecção, aqui vai o que tenho:
Khazars (mas passam bem por mongois e cia, sem os lanceiros) tenho 14 BG de cavalaria, 5 de infantaria
Helenisticos – 3 de pique, 2 companheiros, 2 LF, 1 LH e em rápido crescimento!
Early Tang – 4 BG de Infantaria, mas conto ter o exercito pronto em Agosto.
Medievais – 6 grupos de Longbow, 5 de man t arms desmontados, 1 de Kn, 1 de Cv, 1 de LF
(…)
José Lopes
30/05
(…)
Bem, eu já sou um saco de porrada, bem vistas as coisas.
Mas cá estou, ao dispor dos Srs jogadores para o que der e vier. Clássicos, sou Romano, Medievais sou Santa Hermandad ou outra medievalisse qualquer.
(…)
Carlos Pedro
30/05
(…)
Desde já disponibilizo o meu exercito de Teutonicos para emprestimo
aos jogadores da Selecção Nacional.
(…)
Jorge Martins
16/06
(…)
Pelo que vi dos períodos, posso jogar em todos conforme for necessário com a excepção do período 3 (Mongol Theme).
(…)
João Costa
17/06
(…)
O Gonçalo também confirma a disponibilidade dele para integrar a equipa nacional.
Se mais ninguem estiver para aí virado, o período 3 (Mongol Theme) seria o preferido dele.
(…)
JOAO ESPECIAL
17/06
(…)
De Homem era jogar no periodo 1 como Spartacus! J Acho que 900 pontos de MOB não cabem na mesa…
(…)
Fernando Sousa
17/06 (há 11 dias)
(…)
de forma a não criar conflitos de disponibilidade, decidimos adiar o torneio de SAGA, que estava alinhavado para coincidir com o ITC, para quinze dias depois.
(…)
João Especial
17/06
(…)
Gostava de ir jogar no Periodo 1 (Early Sucessor ou Later Ptolemaic) ou no 4. (Free Company) Posso “desenrrascar” Tang para o periodo 2.
(…)
Vasco Madeira
17/06
(…)
Eu por mim, posso jogar em qualquer periodo, até já me emprestaram uma manada de elefantes, para não haver desculpas....
Dentro de cada tema haviamos de trocar opiniões, para ver os exércitos mais chulos....ahaaam... Competitivos.
Vou dedicar-me a ler as listas, se puderem façam o mesmo e indiquem tb as vossas preferências de periodo.
(…)
Nuno Cordeiro
18/06
(…)
Em princípio estarei indisponível: caso precisem de figuras do período 4, tenho piqueiros/heavy foot medieval ocidental, longbows, alguns knights...
João, free company só apareceu já o sec XIV ia avançado. Penso que a data limite é 1327... O inglês tem opções parecidas (sem os knights), embora tacticamente 900 pontos favorece exércitos superiores com muito choque frontal (suiços ou exércitos de knights)...
(…)
JOAO ESPECIAL
18/06
(…)
Se pudesse ser, preferia jogar no periodo 1 com Early Sucessor ( Ptolemaic )
(…)
Fernando Sousa
18/06
(…)
Quanto a listas:
Acho que está na hora de escolhermos listas em função da sua eficácia, deixando de ser os "exércitos que temos em casa" o critério principal de escolha. Reflitam e façam alguma pesquisa sobre quais os melhores exércitos para cada período. Depois de termos 2 ou 3 favoritos por período, será mais fácil decidir quem fica com o quê.
Não se esqueçam que temos um torneio nos dias 6 e 7 onde podem experimentar o exército que pretendem levar ao ITC, apesar de os pts (com excepção do período 3) e os adversários serem diferentes.
(…)
JOAO ESPECIAL
19/06
(…)
Então fazendo uma analise ao “potencial matador” dos exércitos:
Periodo 1 –
Late Republican Roman
Later Seleucid /Later Ptolemaic – Tirando os carros falcados estes dois são praticamente iguais
Spartacus Slave Revolt – Em contraciclo para não perder
Periodo 2 –
Later Hindu North Indian
Tibetan – para desmontar tudo!: HF, HArm, Off Spear, Sup. Que tal?
Yuan Chinese (only from 1301 – Contraciclo
Periodo 3 –
Early Teutonic Knights – Maximizando os Kn. 5 ou 6 grupos para varrer a mesa
Mongol Conquest
Periodo 4 –
Later Plantagenet – Hordas de LB baratos e Kn Sup.
Ingles HYW obviamente…
Agora gostava era de chamar atenção para uma coisa: mesmo com o previsível aumento de gasto de pontos em Comandantes, 900 pontos dá para muita tropa, pelo que se poe a questão de quantos jogos terminarão? Eu fiz uma lista de Later Ptolemaic que batia nos 16 17 grupos e com 4 elefantes e falanges a 12… Acho que devem haver poucos jogos a terminar por desmoralização
(…)
Jorge Martins
19/06 (há 9 dias)
(…)
Depende das listas que fazes, João.
Eu tenho-me dedicado principalmente ao periodo dos Elefantes (já que me parece ser o "fit" mais lógico pra mim na equipa) e as listas têm saído todas com 14-16 BG, tal e qual como é habitual a 800.
O "truque" é investires em mais qualidade e generais, em vez de mais BGs.
Sinceramente, creio que o ideal são listas de 14-16 BGs. Tens aquele equilibrio entre qualidade/quantidade que me parece bem.
(…)
JOAO ESPECIAL
19/06 (há 9 dias)
(…)
Pois, mas se já com a media de 12 BG que era o que se tinha a 800 pontos ás vezes era complicado desmoralizar um inimigo então a 900 pontos…
Por isso é que sugeri o Spartacus. È inquebrável a 900 pontos com aquelas hordas todas
(…)