ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: Alguns testes de regras para Combates Coloniais no séc. XIX  (Lida 1423 vezes)

Faustnik

  • Associados e Convidados
  • Full Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 110

Kamaradas,

Apresento aqui alguns jogos de teste, onde utilizamos regras da FoF para conflitos coloniais no séc. XIX.
Apesar de também termos realizado jogos similares, agora estamos perante algo que se tornará oficial em breve. O interessante é termos nós e a atual equipa de responsáveis pelo atual «draft» optado por abordagens muito semelhantes, com unidades de 8 a 10 figuras a representarem companhias – o mesmo que nos nossos jogos – e os grupos opositores com grupos de 20 a 25 – nós usávamos grupos de 22 figuras….

Já realizámos até ao momento 2 cenários, esperando ter oportunidade de fazer cerca de uma dúzia, alguns deles com situações exclusivamente portuguesas, que se correrem bem entraram no grupo de cenários a integrar a publicação oficial.

As regras envolvem conflitos que irão desde 1860 até ao fim da 2ª guerra dos Boers, por isso acho que integraram a maioria dos interesses do grupo – até há quem já pense em ACW…..

O primeiro jogo, punha uma equipa inglesa a avançar para uma aldeia/Kraal Zulu, com ordens de verificar se eram ou não amistosos, com o Artur a controlar os ingleses e eu e o Luis Reis os Zulus (Pargana era o Mestre de Jogo)

Uma visão da mesa (2x1,2m) com as forças já dispostas



Com os zulus escondidos, o Artur usou a sua cavalaria para os detectar….




… encontrando-os em breve ….


A partir daqui, os ingleses pararam e ficaram à espera dos Zulus, disparam em volley, com resultados variados – conseguindo anular 2 unidades zulus, forçando outra a parar….








….até que uma unidade Zulu consegui chegar à distância de carga de uma unidade inglesa, logo seguida por outra e…… o resultado foi desastroso…. para os ingleses a serem massacrados e fim de jogo….

O segundo jogo, partiu de um outro cenário estabelecido pelo Pargana, baseado numa situação real: uma caravana, sector pacífico, bué de indígenas a aparecerem repentinamente.
A mesa (1,2x1,2m) mais simples e manejável.




Uma caravana pacífica e… aí estão eles…



E a situação repetiu-se: ingleses a procuraram estabelecer uma base de tiro, conseguindo parar e bloquear algumas delas, mas os zulus continuavam a surgir…..




Até que os Zulus conseguem atingir a distância de carga…

A primeira unidade inglesa quebra perante a ameaça e é …trucidada.

Pouco depois foi a vez de outra unidade inglesa estar sob ameaça, mas esta conseguiu formar o quadrado.

Derrotando a primeira unidade Zulu – o quadrado é mesmo eficiente nesta regras – mas sofrendo outra carga no mesmo turno, não conseguiu aguentar, sendo a unidade inglesa derrotada. Parece que a história se repetiu…

No global uns testes interessantes e esperamos poder usar situações portuguesas em Setembro…

Faustnik
Registado

FMartins

  • Associados e Convidados
  • Full Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 190
Re: Alguns testes de regras para Combates Coloniais no séc. XIX
« Responder #1 em: 30 Julho 2013 09:33:59 pm »

Convém dizer que acho que só no segundo jogo é que se percebeu em pleno a vantagem de se disparar em salva bem como a vantagem de se formar quadrado, duas coisas que TODOS os exércitos europeus faziam contra os indígenas mas cujas vantagens não estavam a ser plenamente compreendidas.

Em todo o caso, no segundo jogo os zuluz concentraram-se num só ponto (fruto da sorte, mais do que tudo) e conseguiram derrotar, mercê de uma táctica habilidosa (cof! cof!), um batalhão inglês inteirinho .

Os bifes foram todos dizimados, como convinha, e o pior de tudo, Jenny, a cabra-mascote do Batalhão, foi alvo das mais desonrosas sevícias...





Zulu rulezzz!!!  8)
Registado
 

Página criada em 0.162 segundos com 35 procedimentos.