ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: Grandes Generais da Aintiguidade e Idade Media  (Lida 2033 vezes)

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Grandes Generais da Aintiguidade e Idade Media
« em: 25 Setembro 2013 02:07:10 pm »

O que segue em anexo, não foi testado, não é equilibrado, não deve dar sequer um jogo “justo”… mas é muita giro!

A ideia surgiu-me enquanto estava estendido na praia (e por isso posso sempre alegar insanidade solar) a pensar na melhor forma de representar aqueles grandes generais da Antiguidade, aqueles que conseguiram feitos incriveis contra ventos e mares, ainda hoje lembrados e  estudados.

É que só darem +2 aos testes parece-me muito insipido para um Anibal ou um Alexandre. Para não falar de um Vlad Dracul que devia era RETIRAR factores aos testes do inimigo…

Dai estas regras, feitas “tongue in cheek”. Experimentem-nas e divirtam-se, que é para isso que elas servem.  (e se quiserem equilibrar as coisas deem mais 100 pontos ao lado que não tiver um destes Superstars).

---------------------------------------//---------------------------------------

Grandes Generais da Antiguidade e Idade Media

Todos estes generais são IC e têm de ser o comandante em chefe do seu exército, aplicando-se todas as regras de IC, para alem das que a seguir se indicam. Estas faculdades só se aplicam enquanto o general em causa estiver vivo, cessando automaticamente se for morto em combate.

Alexandre Magno - Ficou conhecido pelos seus movimentos rápidos no campo de batalha que surpreendiam o inimigo, pelo seu gosto em combater corpo a corpo e pela dedicação que o exercito lhe tinha. Nesse sentido um exercito macedónico com Alexandre tem as seguintes faculdades:

1- Uma vez por jogo, após um turno completo seu, o jogador com Alexandre pode imediatamente fazer outro turno seu (joga duas vezes seguidas) Este segundo turno desenrola-se de acordo com a sequência normal de Impacto, Movimento, Tiro, Melee e JAP

 2- Alexandre tem sempre de combater na primeira fila, sempre que o BG em que está carrega ou é carregado.

3 - Alexandre acrescenta um dado aos dados de combate (mas não de tiro) do BG em que está, com as POA que se aplicarem.

4 - Se Alexandre for morto, as unidades amigas que tenham de testar coesão por isso e tirem 10 ou mais, recuperam um nível de coesão. 

Anibal Barca – Ficou conhecido pela mestria com que preparava as suas batalhas usando frequentemente emboscadas e fintas para colocar o exército inimigo onde lhe era mais favorável. Assim um exército Late Cartaginian com Anibal tem as seguintes faculdades:

1 - O jogador com Anibal rola a coloca todas as peças de terreno, sejam as escolhidas por si, sejam as escolhidas pelo seu adversário. Depois de todas colocadas o adversário pode escolher uma peça que pretenda modificar, rolar um dado de modificação e aplicar o resultado a essa peça.

2 - Anibal pode colocar emboscadas em qualquer ponto da mesa, exceto no setor central do adversário. O adversário não pode colocar tropas a menos de 12 MU de um marcador de emboscada. (Isto pode causar a diminuição de espaço disponível para a colocação inicial das tropas adversarias)

 3- Depois da colocação dos comandantes e antes do primeiro movimento, o lado com Anibal pode optar por uma das seguintes opções:

 – Jogar primeiro, ou
 – Baixar um nível de coesão a uma unidade inimiga á sua escolha, ou
 –Mover uma unidade inimiga até 6MU em qualquer direção. (não podendo tira-la da mesa)

4 - Anibal não pode combater na primeira fila.

Cipião o Africano – Cipião preparava as suas campanhas com grande cuidado, treinando muito bem as tropas previamente. É famosa a sua manobra de Illipa onde usou uma legião em coluna para fazer um envolvimento do franco inimigo. Por isso um exército Midle Republican Roman comandado por Cipião tem as seguintes faculdades:

1 - Repetir até 6 testes de CMT por jogo, seja de um só dado ou dos dois dados, tantas vezes quantas quiser por unidade e ocasião, até ao máximo de 6. (É possível repetir 6 vezes um único teste de CMT, gastando todas as repetições). Isto é acumulável com as repetições por Qualidade.

2 - É sempre o primeiro a jogar.

3 - A primeira vez no jogo que Cipião tentar recuperar uma unidade é sempre bem sucedido, não sendo necessário rolar dados e a unidade recupera um nível de coesão. (só aplicável uma única vez num jogo)

4 - Cipião não pode combater na primeira fila

Belisário - Belisario usava a velocidade  e a surpresa para desequilibrar o inimigo. Assim, um exercito Early Byzantine comandado por ele tem as seguintes faculdades:

1 - Depois da terminada a colocação dos dois exércitos e comandantes, as tropas montadas podem fazer um movimento (que pode incluir marchas desde que cumpram os requisitos para tal) em qualquer direcção.

2- Optar por mover em primeiro ou segundo.

3- Um BG de Bucelari tem de ser nomeado como sendo o de Belisario

4- Se Belisario estiver com os seus Bucelarrii dá mais um dado de impacto, melee e tiro,  com as POA que se aplicarem, ao total da unidade

5 - A primeira vez no jogo que Belisario tentar recuperar os seus Bucelari é sempre bem sucedido, não sendo necessário rolar dados e a unidade recupera automaticamente um nível de coesão. (só aplicável uma única vez num jogo)

6 - Belisario pode colocar marcadores de emboscada em qualquer ponto da mesa, exceto no setor central do adversário; mas só um deles pode ter um BG emboscado, sendo os outros falsos. O adversário não pode colocar tropas a menos de 12 MU de um marcador de emboscada. (Isto pode causar a diminuição de espaço disponível para a colocação inicial das tropas adversarias)

Li- Shimin (Early Tang) Li–Shimim é sempre acompanhado por duas bases de Cavalaria Negra, as quais só pode deixar para recuperar unidades quebradas.

1 -Pode deixar a sua Cavalaria Negra em reserva (bem como ele próprio) e não a por na mesa. A partir da 4 jogada, na fase de movimento,  pode coloca-la em qualquer ponto do seu bordo longo da mesa ou dos bordos laterais.

2 -A Cavalaria Negra deve ser paga como catafractas de elite, mas pode optar no inicio de cada jogada, antes da fase de impacto, por uma destas configurações, que usa até ao final da JAP do adversário.
- Catrafractas, Heavy Arm, Elite, lance
- Cavalaria Arm, Elite, Lance
- Cavalaria Arm Elite Bow Sword

3 - Se Li-Shimim morrer, a Cavalaria Negra fica para o resto do jogo com a configuração que tem no momento.

Gengiscã – Era mestre nos amplos movimentos de cavalaria pelos flancos adversários e na forma desapiedada como por vezes usava as suas próprias tropas para obter a vitória. Um exército Mongol Conquest com Gengiscã tem as seguintes faculdades:

 - Por jogo pode obrigar o inimigo a repetir até 3 testes de coesão por tiro, seja um só dado ou os dois dados, tantas vezes quantas quiser por unidade e ocasião, até ao máximo de 3. (É possível repetir 3 vezes um único teste de coesão, gastando todas as repetições). Esta repetição é feita depois de repetições por Qualidade

 - As marchas de flanco mongois entram com 8 ou mais, mas a partir desse momento o jogador mongol pode optar, jogada a jogada, (na fase de movimento) se as quer colocar na mesa ou adiar a sua entrada. Todas as unidades chegam, não havendo teste de Straglers.

 - No inicio do jogo, uma unidade de LH pode ser nomeada para Sacrificio. Esta unidade conta como sendo de Choque e pode carregar frontalmente qualquer tipo de tropa inimiga. No final de uma fase de impacto ou mele, o jogador mongol pode voluntariamente quebrar esta unidade, (Mesmo que não tenha baixas ou perdas de coesão) efetuando os respetivos movimentos de fuga e perseguição obrigatórios. Outras unidades amigas de Escaramuçadores a menos de 3MU têm de testar por quebra de amigos, como habitualmente.

- Se Gengisçã morre todas as unidades amigas a 6MU perdem automaticamente um nível de coesão

Joana d’Arc – Não sendo militar de carreira, no entanto inspirava as suas tropas a feitos quase impossíveis. Assim um exército Medieval Scots (continental) e o Medieval French, ambos no período pos-1420, com Joana d’Arc, tem as seguintes faculdades:

 - Se um BG falha um teste de coesão por qualquer motivo, em vez de descer um nível de coesão pode optar por perder uma base. Se a descida for de 2 niveis de coesão pode optar por perder uma base E um nível de coesão.

- A primeira vez no jogo que Joana tentar recuperar uma unidade é sempre bem sucedida, não sendo necessário rolar dados e a unidade recupera automaticamente um nível de coesão. (só aplicável uma única vez num jogo)

 - Se Joana morre todas as unidades amigas a 6MU perdem automaticamente um nível de coesão, que não pode ser “trocado” por bases.
 
Vlad Dracul – Vlad era conhecido pelos empalamentos em massa e outras atrocidades com que aterrorizava os seus inimigos. Assim um exército Valachian Transilvanian com Vlad Dracul, tem as seguintes faculdades:

1 –Vlad pode obrigar o inimigo a relolar um dado de todos os testes de Coesão e CMT (apos dados de Qualidade) que o inimigo tenha de fazer.

2 – BG inimigos carregados por um BG com Vlad na primeira fila tem de testar Coesão e aplica o resultado imediatamente ANTES do Impacto ser resolvido. Nestes caso é imperativo que Vlad combata na primeira fila.

3 – Vlad é sempre morto com 10 em cada teste de risco ao general

4 – Se Vlad for morto todas as unidades amigas a 3MU baixam automaticamente um nível de coesão e todas as unidades INIMIGAS a 6MU SOBEM um nível de coesão.

..................................................//................................

Divirtam-se!

Registado

FMartins

  • Associados e Convidados
  • Full Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 190
Re: Grandes Generais da Aintiguidade e Idade Media
« Responder #1 em: 26 Setembro 2013 12:27:26 am »

Pá, falta-te o Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador!
Quem for liderado por este Marte lusitano NÃO PERDE COESÃO e combate até à última base. É um "marchas ou morres", ou melhor dizer, é um "ou combates ou marchas"!

Hã, que tal?  ;)
Registado

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Re: Grandes Generais da Aintiguidade e Idade Media
« Responder #2 em: 27 Setembro 2013 03:48:09 pm »

A pedido de diversas familias... :)

VIRATUS  -  Early Hispanic/ Lusitanian
 - Enquanto Viriatus estiver vivo os escaramuçadores (LF e LH) contam como Superiores para efeitos de testes de Coesão e CMT (mas não para combate ou tiro) e não são obrigados a evadir se carregados por tropas formadas. (podendo sempre evadir se assim o decidirem)

 - Sempre que haja um teste de movimento aleatorio (no caso de evasões ou perseguições) rerola-se os 1.

 - Viractus pode sermpre colocar uma peça de Brush, Steep Hill ou Wood, para alem das que forem escolhidas pelos dois lados, que é colocada no final de todas as outras. ( E se não tiver espaço , terá de ser descartada, como está nas regras)

 - Se Viriactus for morto estas alterações acabam imediatamete e todas as unidades amigas a 6MU descem um nivel de coesão.
Registado
 

Página criada em 7.258 segundos com 36 procedimentos.