ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT  (Lida 1735 vezes)

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« em: 14 Novembro 2013 09:56:22 am »

Torneio RENA CATAFRACTA
Field of Glory



Regulamento

1 O Torneio RENA CATAFRACTA é um evento de três jogos, que se desenrola no dia 21 de Dezembro na KULT GAMES – Lisboa. Haverá um valor de inscrição de 5€ Este valor será revertido em vales na loja para os 3 primeiros classificados. Tambem estarão em disputa os 4 trofeus RENA CATAFRACTA (Ouro, prata, bronze e vermelha)

2 Serão utilizadas exclusivamente, as regras FOG, com as clarificações oficiais, sendo aceites todas as listas de exércitos legais dos livros de listas publicados

3 Os elementos da Comissão Organizadora e respetivos endereços eletrónicos para contacto são os seguintes:

João Especial joao.especial@millenniumbcp.pt
Jorge Neto:  jorneto@netcabo.pt

4 As inscrições e respectivas listas devem ser enviadas para um dos membros da Comissão organizadora até ao dia 6/12/2013. Recomenda-se a utilização do seguinte ficheiro para a criação das listas: http://www.fieldofglory.com/file/FOG_ArmyListGenerator.xls

5 A inscrição deverá possuir os seguintes dados:
•Nome, Telefone e e-mail do jogador.
•Nome do Livro e da lista do exército.
•Indicação de data válida e de opções gerais exclusivas do exército escolhido, se aplicável.

6 Os jogos serão realizados a 650 pontos, numa mesa de 150cm por 120cm.
   JOGO 1  Cenario O ENCONTRO – (Em anexo)
   JOGO 2  Batalha campal
   JOGO 3  Cenario A RETIRADA – (Em Anexo)


7 Sempre que for detetada uma anomalia nas listas, esta será comunicada ao jogador para que a corrija e apresente nova lista.

8 O não cumprimento do definido no ponto anterior ou a apresentação em jogo de uma composição de exército diferente da lista escolhida para o jogo, implica a anulação desse jogo, com vitória por 30-0 para o adversário.

9 O emparceiramento para o primeiro jogo, sempre que possível, será realizado tendo em conta a proximidade cronológica e geográfica de cada exército. Nos seguintes será usado o método suíço
 
10  A pontuação por jogo será dada pelo sistema 30-0

11 O horário previsto é o seguinte:
•1º jogo: das 10H30 às 12H30;
•2º jogo: das 14H00 às 16H30;
•3º jogo: das 16H30 às 18H30;
Os jogadores devem apresentar-se no local dos jogos, pelo menos, 10 minutos antes da hora marcada para o início do jogo, sendo tolerado um atraso até 15 minutos. Quando o atraso se prolongar para lá do referido anteriormente será atribuída a vitória ao jogador presente, exceto se os jogadores concordarem em iniciar o jogo para lá do período de tolerância, não sendo, no entanto, alterada a hora do termo do jogo.

12 A escala a utilizar será a de 15mm.Não são aceites figuras por pintar ou proxies. Cada jogador deve trazer:

 - Lista de exército impressa
 - Dados
 - Fita Métrica
 - Exercito pintado
 - Bagagem
 - 2 Objetivos
(bases de 4x4cm. Marcadores de emboscada, por exemplo)

13. A não apresentação de bagagem implica que esta é considerada como tomada pelo adversário em todos os jogos.

14 O terreno em cada jogo será colocado conforme as regras FOG, com a seguinte alteração: “Cada jogador só pode escolher de 2 a 3 peças de terreno não obrigatório”

15 Os jogos de cenário terão uma duração de 2 horas cada um, tendo a batalha campal a duração de 2 horas e 30 minutos. A Comissão Organizadora indicará a proximidade de fim de tempo com 15 minutos de antecedência. Atingido o tempo limite, completa-se a próxima Joint Action Phase do jogador activo.

16 Apenas serão aceites recursos relativos a jogos não completados. O termo de um jogo implica a aceitação do resultado final por parte dos dois jogadores. Cabe à Comissão Organizadora decidir sobre os eventuais recursos que sejam apresentados até ao início do jogo seguinte, ou 15 minutos após fim do último jogo do Torneio.

17 A inscrição no Torneio RENA CATAFRACTA implica a aceitação deste regulamento.

18 Qualquer alteração a este regulamento será dada a conhecer em comunicado da Comissão Organizadora.

19 Todos os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
« Última modificação: 14 Novembro 2013 03:45:02 pm por JEspecial »
Registado

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Re: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« Responder #1 em: 14 Novembro 2013 09:59:04 am »

O Encontro
[/b]


Descrição: Os dois exércitos estão acampados perto e de súbito, por um qualquer incidente, inicia-se um combate que vai escalando á medida que cada lado envia mais tropas para o combate e grupos de forrageamento acorrem em auxílio.

Condições de Vitoria:

 - Um lado ganha, se controlar o campo adversário. Por controlar entende-se estar a 4MU dele e não haver inimigos FIRMES a igual distancia, no inicio da própria fase de impacto.

 - Um lado ganha, se no inicio da sua fase de impacto, o inimigo tem tantos pontos de atrito quantos os BG que até então entraram na mesa.

Duração do jogo: 2 horas para menos de 800 pontos, 3 horas para mais, findas as quais os dois jogadores equalizam os turnos e fazem-nos até à JAP.

Iniciativa e terreno: Como nas regras

Colocação do campo: Tem de ficar em contacto com lado mais longo da mesa a mais de 30cm de cada bordo lateral.

Colocação das tropas:

1 -O lado SEM iniciativa coloca todos os seus BG de LH e LF (até ao máximo de metade do total de BG do exercito) na sua zona de colocação. Os restantes BG estão em Reserva. Fortificações devem ser colocadas a menos de 10MU do seu campo

Nota: Caso uma lista de exercito, tal como publicada no respetivo livro, não tenha opções  de  LH ou LF, pode sempre colocar inicialmente o (só um!)  BG de CV, MF ou  Mob mais barato da lista usada pelo jogador neste torneio.

2 - O lado COM iniciativa coloca todos os seus BG de LH e LF (até ao máximo de metade do total de BG do exercito) na sua zona de colocação. Os restantes BG estão em Reserva. Fortificações devem ser colocadas a menos de 10MU do seu campo

3 - O lado SEM iniciativa coloca um General que não pode ser Comandante em Chefe

4 - O lado COM iniciativa coloca um General que não pode ser Comandante em Chefe

5 – O lado COM iniciativa começa a jogar.

6 – Não há marchas de flanco nem emboscadas

Reserva:

 - No início da 4ª jogada, quando se rolaria para a chegada de marchas de flanco, lança-se 1 dado e com 5 ou 6 chegam 2 BG.

 - Na 5ª jogada lançam-se 2 dados e por cada 5 ou 6 chegam 2 BG.

 - Na 6ª jogada e seguintes lançam-se 3 dados e por cada 5 ou 6 entram 2 BG. Mesmo que não saia nenhum 5 ou 6, entram 2 BG.
Desde que haja entrada de BG na mesa, estes podem ser acompanhados por Generais, desde que não entrem mais Generais do que BG. São colocados na mesa no inicio da fase de MOVIMENTO.

Sequência de entrada: Os BG que estão em Reserva obedecem a uma sequência de entrada que representa a sua prontidão e aquilo que os comandantes da antiguidade faziam. Só se pode passar a um tipo de tropa se todos os BG dos tipos anteriores já tiverem entrado.
1 - LH e LF
2 - CV e LtChar
3 - MF, Kn Arm e Mob
4 - Kn, HChar e Cat
5 - HF, El, Art e BW

Dispersão da entrada: Para simular a ausência de planeamento prévio e a existência de grupos de forrageadores espalhados pelo terreno circundante, por cada BG dos pontos 1, 2 e 3 acima que entra na mesa lança-se um dado:
 
1,2 – Chega do lado esquerdo, na sua metade da mesa
3,4 - Chega a menos de 8MU cm do seu campo
5, 6 – Chega do lado direito, na sua metade da mesa

Os restantes BG são colocados a menos de 4MU do campo, em qualquer direção e virados para qualquer lado.

BG que entram na mesa não o podem fazer a menos de 4MU de inimigo.
Se, por causa da presença do inimigo, um BG que entre na mesa não possa cumprir o determinado acima, desvia-se o mínimo possível para poder entrar.
« Última modificação: 14 Novembro 2013 01:48:12 pm por JEspecial »
Registado

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Re: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« Responder #2 em: 14 Novembro 2013 10:01:17 am »

A Retirada

Descrição: Um dos exercitos tem de retirar, mas o inimigo está muito próximo

Condições de Vitoria:
 
- O Atacante ganha se em qualquer jogada controlar 1 Objetivo no inicio da sua fase de impacto. Por controlar entende-se estar a 2MU e não haver inimigos FIRMES igualmente ao 2MU

- Um lado ganha, se no inicio da sua fase de impacto, o inimigo tem tantos pontos de atrito quantos os BG inicias

- O Defensor ganha em qualquer outra circunstância

Duração do Jogo: O jogo tem 8 jogadas e termina no fim da JAP do Defensor

Determinar Iniciativa: Como está determinado nas regras. Quem ganha passa a ser designado “Atacante” e quem perde é daqui para a frente chamado “Defensor”

Colocação de terreno: O Defensor escolhe o tipo de terreno, quais as peças e inicia a sua colocação primeiro.

Colocação de campo e Objetivos.

 - Neste cenário não se usam campos.

 - O Defensor coloca 2 Objetivos na sua metade da mesa a 12MU do seu bordo longo da mesa

 - O Atacante coloca 1 Objetivo na metade da mesa do Defensor, a  12MU do bordo longo do Defensor.

Os Objetivos são bases de 4cm x4cm, como um marcador de emboscada, por exemplo. Não limitam linha de visão, nem movimento.

Colocação de tropas:

 - O Defensor coloca primeiro todas as suas tropas e fortificações em qualquer ponto da sua metade da mesa. Pode deixar um BG de fora como Emboscada Imediata (ver abaixo)

 - O Atacante, de seguida, coloca todas as suas tropas e fortificações nas áreas definidas nas regras (Escaramuçadores até 15MU, restantes a 12MU)

 - O Defensor coloca Generais, sendo seguido do Atacante que coloca os seus.

 - O Defensor coloca o seu BG que reservou para Emboscada Imediata.

 - O Atacante inicia o jogo.


Retirada:
 - De Battlegroups
 No início da fase de Impacto da sua 3ª jogada e seguintes, o Defensor tem de remover da mesa 2 BG se o exército tiver 11 ou mais BG, na mesa. Se tiver 10 ou menos BG, na mesa retira só 1BG. Não se pode retirar BG quebrados.

Caso um BG que se pretende retirar esteja “Zocado”, tal como e nas circunstancias descritas nas regras, este e o BG(s) que o “Zocam” lançam dados para movimento variável (como numa evasão) e caso o BG a retirar seja apanhado, resolve-se como se fosse uma carga de retaguarda nessa fase de Impacto. O BG que persegue completa o seu movimento de perseguição e já vai contar como uma carga feita na fase de impacto seguinte desse jogador.

Não pode haver mais generais do que BG, pelo que sempre que o defensor retirar BG, deve ajustar os generais de forma correspondente e retirar os que tiver a mais.

 - De Objectivos
No início da fase de Impacto da sua 6ª jogada, o Defensor retira um qualquer Objetivo. No início da fase de Impacto da sua 7ª jogada retira um segundo Objetivo. (deixando o terceiro na mesa em jogo).
 






Registado

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Re: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« Responder #3 em: 14 Novembro 2013 04:16:28 pm »

Inscritos

Joao Especial – Early Sucessor – Ptolomaico
Jose Lopes - Late Heian to Muromachi Japanese
Jose Pargana - Azteca
Andre Silva - Later Cartaginian
Jorge Neto  - Mamelucos (?)

(atualizado a 18/11/13)

« Última modificação: 18 Novembro 2013 03:31:17 pm por JEspecial »
Registado

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Re: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« Responder #4 em: 18 Novembro 2013 02:22:00 pm »

Vamos fazer uma lista dos exercitos que temos disponiveis para emprestar, para quem quiser experimentar jogar pela primeira vez ou se não tiver um exercito pronto.

Para cada exercito vamos fazer uma lista de 650 pontos já prontinha para jogar neste torneio.

E assim a desculpa do "Eu até gostava, mas não tenho nada..." já não se poe :)
Registado

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Re: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« Responder #5 em: 18 Novembro 2013 03:06:09 pm »

Exercitos para Emprestimo:

Khazar  (Causaco e Ucrania, sec VII ao iX) Nomadas da Estepe c/ nobres sedentarios e ricos
Free Company - (Europa Ocidental, sec XIV) - Os desempregados e os ENI da época.
Japoneses Morumachi - (Japão, sec XIII) - Se perderem têm de fazer Sepukku!
Romanos Principado (Um bocado por todo o lado, Sec I a III) - De Augusto a Constantino, é só escolher!
Gauleses - Galia, no tempo dos gauleses  - Só têm medo que o ceu lhes caia na cabeça
« Última modificação: 19 Novembro 2013 09:21:47 am por JEspecial »
Registado

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Re: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« Responder #6 em: 20 Dezembro 2013 01:38:53 pm »

Emparceiramentos para a primeira ronda:

João Especial - Ptolemaic
André Silva - Late Chartaginian

João Costa - Mongol Conquest
Fernando Sousa - Free Company

José Lopes - Muromachi Japanese
José Pargana - Aztec

Arbitro Internacional - Jorge Neto
 
Registado

jorneto

  • Associados e Convidados
  • Jnr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 70
Re: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« Responder #7 em: 22 Dezembro 2013 05:13:46 pm »

Começo por deixar um agradecimento à loja Kult, pela disponibilização do espaço.

Dos jogos todos houve um que me impressionou: o embate entre a Free Company do Fernando e os samurais do Lopes, que foi um tremendo banho de sangue!

Quanto à classificação final ficou assim:

1º José Pargana
2º João Costa
3º João Especial
4º André Silva
5º Fernando Sousa
6º José Lopes

Algumas fotografias:









Podem ver as fotografias todas em http://s741.photobucket.com/user/jorneto/library/Rena%20Catafracta%202013






Registado

PMorais

  • Associados e Convidados
  • Jnr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 51
Re: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« Responder #8 em: 23 Dezembro 2013 08:33:50 am »

Parabéns a todos. As mesas e os exércitos estavam excelentes.
Como é que funcionaram as missões?
Registado

jorneto

  • Associados e Convidados
  • Jnr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 70
Re: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« Responder #9 em: 23 Dezembro 2013 12:27:45 pm »

Em minha opinião funcionaram bem, embora o da retirada tenha sido prejudicado por temos escorregado nos horários.

Agora, não há dúvida que obrigam a "pensar o jogo" de forma diferente consoante o cenário - aliás, até a lista deve ser construída tendo em conta estes novos desafios tácticos.

Nota: enquanto o grupo de FOG fazia a Retirada, ao lado, o grupo de FOW estava a jogar a Fighting Withdrawal...
Registado

JEspecial

  • Associados e Convidados
  • Snr. Member
  • ******
  • Offline Offline
  • Mensagens: 400
Re: Torneio RENA CATAFRACTA - 21 Dezembro - KULT
« Responder #10 em: 16 Janeiro 2014 01:57:45 pm »

Eu acho que o complicado é fazer uma lista que dê para tudo. (e ainda bem!)   Por exemplo para o Encontro é bom ter muitos grupos de LH ou LF, mas como a seguir vamos jogar uma Batalha Campal, arriscamo-nos a  ficar com um exercito demasiado ligeiro.

É destes compromissos que vive muito estes torneios por cenarios.
Registado
 

Página criada em 0.159 segundos com 52 procedimentos.