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Autor Tópico: FOG:N  (Lida 2126 vezes)

JEspecial

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FOG:N
« em: 05 Janeiro 2012 11:22:21 am »

Este post não é acerca de Shako, mas de FOG:N

Esta semana estive a basear tudo o que tinha pintado de napoleonicos (Franceses 1798) em bases de 30mm x 30mm para FOG:N E o resultado é francamente positivo!

Gosto do aspecto das unidades. Vou levar algumas neste saabado para mostrar ao pessoal.

Formei os seguintes BG:
 
 - Infantaria de Linha a 4 bases
 - Infantaria de Linha a 4 bases (inc 1 canhao)
 - Infantaria de Linha a 6 bases
 - Infantaria Ligeira a 4 bases (inc 2 de Skirmish)
 - Dragoes a pé a 4 bases (inc 1 de Skirmish)
 - Dragoes a cavalo a 6 bases (inc 1 Brigadeiro)

Tambem estou a pintar um general para comandar isto tudo.
« Última modificação: 05 Janeiro 2012 11:28:06 am por JEspecial »
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Re: FOG:N
« Responder #1 em: 16 Janeiro 2012 09:22:04 am »



« Última modificação: 16 Janeiro 2012 09:23:41 am por JEspecial »
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Re: FOG:N
« Responder #2 em: 07 Março 2012 04:39:44 pm »

Já esá á venda!

"Field of Glory Napoleonic books arrived!
by iainmcneil » Mon Mar 05, 2012 4:12 pm

Our initial stock of FoGN has arrived. We'll be shipping out pre-orders very soon!
It looks absolutely gorgeous! "
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JEspecial

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Re: FOG:N
« Responder #3 em: 16 Março 2012 11:37:43 am »

Já temos muito movimento no Forum napoleónico de FOG, agora as regras já estão a chegar casa das pessoas
http://www.slitherine.com/forum/viewforum.php?f=69

Já dá para ter umas ideias de como as coisas funcionam, pelas perguntas e respostas que lá estão.

E o meu livro ainda não chegou… :(
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JEspecial

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Re: FOG:N
« Responder #4 em: 21 Março 2012 10:57:08 am »

Quik play Rules de FOG:N á borla aqui:

http://www.fieldofglory.com/fog_nap

(os gajos devem estar doentes..) . :)
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JEspecial

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Re: FOG:N
« Responder #5 em: 23 Março 2012 11:45:42 am »

Recebi ontem as regras e fiquei duas horas agarrado a elas. O que se segue são só primeiras impressões, sem qualquer ordem ou relevância.

- O numero de CMT que se pode fazer numa jogada depende da qualidade do general e vai de 1 a 3

- Há pontos de comando que são representados por figuras de ADC (que também vão de 1 a 3)  que devem ser usados para certas acções, seja na própria fase, seja na do adversário. No entanto uma vez “gastos” só na “JAP” desse jogador é que voltam a estar disponíveis, por isso é necessário ter algum cuidado no seu uso.

- Como todas as unidades são iguais, o numero de dados usados para tiro ou combate está preestabelecido (portanto não há “dados por base, ou ½ dado por base, como em Fog:AM ou R)

- A maior parte dos testes é feito de uma forma sui generis. Por exemplo lança-se 3 dados para um teste, mas para passar é necessário que haja um 5 ou 6 em qualquer dado. Há outros testes (morte de generais) que resultam se todos os dados forem iguais, por exemplo.

- Há 3 tipos de generais: Excepcionais, Habilidosos e Competentes. Para alem disso, todos podem ser Carismaticos, que dá um bónus para as tropas os seguirem

- A Inciativa pre-batalha é determinada pela soma do factor de “agressividade” (para quem jogou DBM…) mais a qualidade do general + D6. Aqui não entra em conta quanta cavalaria se tem ou não.

- Quem ganha a iniciativa escolhe o tipo de terreno de um tipo COMUM aos dois, ou, não havendo nenhum, um do adversário; coloca depois (não há batch. É tudo ao mesmo tempo) e joga primeiro. Nasty… E até pode ganhar um par de unidades extras se a diferença no teste de iniciativa for muito grande.

- Quem perde a iniciativa tem uma estrada e uma colina suave “grátis” que pode colocar onde quiser. Se o “atacante” tiver unidades extras, pode aumentar a colina para uma colina grande.

- Os exercitos são giros e cada um tem o seu caracter:
Anglo-Portugues 1810-1811: É obrigatório ter tropas portuguesas, que alias são tão boas como os “bifes” (até podem ser Veteranas!) e toda a gente pode ter upgrades de skirmishers, á conta do habito de dispersar companhias de Rifles pelas brigadas.

Espanhol 1810-1811: É um desafio… São muito, metade é poor, mas o resto é normal. A cavalaria é muito má, mas pode ter uma unidade de guerrilheiros para dar sabor. Mas não é a miséria sem ponta por onde se lhe pegue como era no tempo do Bruce Querry. Não tem generais Excepcionais, mas pode ter muitos Carismaticos.

Russo 1812: Pode ter uma divisão de Guardas e Granadeiros que é muito feia de se ter pela frente, as divisões de “linha” são engrossadas por milícias e fortificações, tudo é escoltado por  hordas de cavalaria muito boa! A sorte dos Franceses é que não pode ter generais Excepcionais… Rijo. Muito rijo!

Prussiano 1813: Todas as Divisões podem ser mistas, (infantaria + cavalaria) algumas unidades podem ter upgrades de Skirmisher e/ou cavalaria e  divisões de Granadeiros/Veteranos. Basicamente dá para formar Kampfgruppen para  a missão em vista. Muito flexível!

Autriaco 1813: Não são muito bons, nem muito maus. São muitos. E sólidos! E a cavalaria é boa.

Franceses 1812:  É um Rolls-Royce… mas com acabamentos de Panda. Apesar da grande maioria do exercito ainda ser competente e veterano, é obrigado a ter duas unidades de Conscritos, como um prenuncio de tempos futuros.

Franceses 1813: Este é o exercito para acha que é bom jogador e quer provar isso a toda a gente, ou para quem não gosta de pintar uniformes e acha mais fácil pintar uma horda de Marie-Louises de capote! Metade da infantaria em Conscrita, a cavalaria pesada é Poor, pouca artilharia…  É! Foi um ano complicado para os franceses, foi!

Otomanos: No fundo, no fundo não é assim muito diferente do exercito Otomano de FOG:R, com a adição de alguma infantaria regular. Mas alguma cavalaria é simplesmente brutal: Sipaios da Porta, Mamelucos, mamelucos ligeiros…  Devem dar um jogo giro e rápido.

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JEspecial

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Re: FOG:N
« Responder #6 em: 26 Março 2012 03:20:27 pm »

Bem, continuando mais um bocadinho, com as regras:

 - Algo que será familiar aos jogadores de FOW: Uma fase de Assalto, na qual há Defensive Fire :)

 - As unidades não ficam em contacto depois do combate. Uma ou outra (ou ambas?) recuam muito ou pouco consuante os hits e coesão em que ficam

 - Perdas automaticas de coesão por hits sofridos. Se receberes 2 hits de combate, mesmo que se tenha ganho o combate, perde-se um nivel de coesão. E se for cavalaria que tenha de recuar fica Spend, que é um estado permanente.
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Re: FOG:N
« Responder #7 em: 27 Março 2012 07:43:01 am »

Já está disponível uma nova versão das Quick Play Rules com correcção de alguns dos erros detectados.

No mesmo link das anteriores

http://www.fieldofglory.com/fog_nap


Já agora alguém me pode explicar qual é o esquema de baseamento (dimensões, número de figuras por base [se é fixo ou à vontadinha do pobre]). Pareceu-me que existem várias hipóteses e que é preciso que o pessoal que quer jogar entre si tem de chegar a acordo.
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JEspecial

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Re: FOG:N
« Responder #8 em: 27 Março 2012 08:45:58 am »

Olha o Paulo a ouvir os clarins ao fundo... :)


O sistema de bases que está nas regras indica 4cm de frente por 3 de profundidade, com 8 figuras de infantria ou 3 de cavalaria.

MAS!

Considerando que os exercitos existentes estão baseados para Shako, com bases de 3 cm de frente o baseamento que deve ser usado é

3cm x 3cm
Infantaria -  6 figuras
Escaramuçadores - 2 ou 3 figuras
Cavalaria - 2 figuras
Cavalaria escaramuçador - 2 figuras
Artilharia 4 x 4cm

De accrescentar ainda um marcador de LOC (Linhas de Comunicação) de 6x6cm que deve ficar no fundo da mesa, se possivel encostado a uma estrada. Não é bem uma bagagem no sentido de  FOG:AM/R, mas é parecido. No Forum já há pessoal a dizer que 6 x 6 não dá para fazer um mini diorama e estão a apensar fazer o LOC no tamanho de uma campo de FIG:AM/R. O Terry (autor das regras) disse que não havia problema só que assim era mais dificil de defender.
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PMorais

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Re: FOG:N
« Responder #9 em: 27 Março 2012 10:06:46 am »

Calma que por enquanto sou surdo aos clarins.  ;D

A pergunta prende-se com facto de ter lá por casa uma caixa de Portugueses Peninsulares da Fantassin (prémio de torneio/sorteio). Deu-me a curiosidade de saber o que é que dava para fazer com o conteúdo. Assim de memória consta de:

General+ADC (2 figuras a cavalo)
Artilharia (6 pdr + 2/3 figuras)
2x10 Line Infantry
2x10 Light Infantry
2x10 Caçadores

Parece-me poucochinho.

Percebo as razões para o baseamento alternativo (3x3), mas como é que isso funciona se alguém quiser jogar fora. (Agora que penso nisto é algo que se resolve com um tray artilhado e poupam-se figuras).

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Re: FOG:N
« Responder #10 em: 27 Março 2012 11:15:01 am »

Dá para fazer uma Divisão honesta e simples! :)

Base do general (pode ser redonda se quiserres)

Base com ADC (Ponto de comando)

Brigada (4 bases) de Inf de Linha
     -  Atach de artillharia
     -  3 bases de Inf (18 iiguras)

Brigada (4 bases) de inf de linha
   - 3 bases de Inf (18 figuras)
   - Atach de Escaramuçadores (2 Caçadores numa base)

Brigada de Ligeira (6 bases)
   - 2 bases de CaçadoresRifles em ordem unida (12 figuras)
  - 2 bases de Caçadores/Rifles em ordem aberta (4 figuras)



Para jogar lá fora, como dizes há sempre a possibilidade de usar uma base comum para as unidades terem as mesma dimensões. No entanto deixa-me dizer que em FOG:N as bases NAO combatem bases e por isso não há sequer alinhamentos.  É a UNIDADE (no seu todo) que combate outra UNIDADE.
« Última modificação: 27 Março 2012 11:21:36 am por JEspecial »
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