Durante a historia do Imperio Romano (do Imperio, não da Republica. Portanto de Augusto em diante) quando roma já é a super-potencia militar e economica que conhecemos, houve somente duas nações que deliberada e sistematicamente lhe fez guerra: Os Hunos e os Persas Sassanidas.
Todos as outras nações que tiveram conflitos com Roma ou foram iniciado por esta ou foram apanhados pelas circunstacias. De todos, só os Sassanidas e os Hunos é que faziam da sua razão de ser o conflito com Roma.
Mas com uma grande diferença entre eles. Enquanto que nunca foi objectivo dos Hunos conquistar o Imperio, mas sim sacar tributos cada vez maiores, já os Sassanidas tinham como objectivo assumido, confesso e deliberado a conquista do oriente do Imperio Romano e a refundação do imperio Aqmenida, do Egipto aos Dardanelos e do Mar Negro até á India.
E surprendentemente, durante um breve periodo de 20 anos (até aparecerem os Arabes Islamicos) conseguem-no!
Shapur I (240- 272DC) é o unico soberano (não romano...) que matou um imperador romano (Gordiano) recebeu vassalagem dum segundo ( Fiilipe o Arabe) e capturou um terceiro (Valeriano) transformando-o em seu estribo vivo para o resto da sua vida de cativeiro.

(Shapur i a capturar Valeriano)
E podia-se julgar que shapur seria excepcionalmente afortunado, não fosse o facto de tambem Juliano em 363 ter tambem morrido em combate com os Sassanidas, já quando o seu exercito retirava.

( Shapur II, ladeado por Mitra e Aura-mazda, sobre um Juliano morto no chão)
Gajos rijos, estes Sassanidas...
E esta é a historia do Making Of de um exercito Sassanida. mas uma historia que começou há mais de 20 anos atras...