ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: Formato dos torneios  (Lida 1076 vezes)

MQuinta

• Associados e Convidados
  • Newbie
Formato dos torneios
« em: 16 Janeiro 2014 01:30:39 am »

Quero aproveitar o forum para lançar a discussão alguns tópicos relacionados com o formato dos torneios.
Prefiro lançar essa discussão aqui quer por considerar o local apropriado quer porque e-mails enviados para muita gente (a mailing list do grupo) colocam-me na lista negra do yahoo como spamer, bloqueado-me a conta. Deu-me uma trabalheira responder a um par de mails antes do ultimo evento por este motivo.
Seguem então os ditos tópicos para discussão:

- Abandonou-se finalmente o estranhíssimo sistema de emparceiramento que chegou a colocar no ultimo jogo o 1º contra o 9º. Colocar 1º contra 2º é super simples, é universal para eventos do género e é o que faz sentido. Talvez o tal torneio em que se votou nesta questão por 12 a 2 tenha sido a pedra de toque para a mudança. Parabéns!

- Estou totalmente fã do sistema de 30-0. Após uns quantos torneio a usa-lo realmente tem-me parecido muito bom, beneficiando os jogadores com a iniciativa suficiente para serem agressivos de forma assertiva! Parabéns!

- Não aprecio o modelo de três jogos num dia. É um bocado cansativo, saímos já depois das 21h, e para o viabilizar joga-se em 2h30m, o que mesmo a 650 pts é pouco tempo. Acho que para 650 pts o ideal são 3h, o que requer 2 dias de torneio, sejam eles num só fds (o meu modelo preferido) ou em 2.

- Gosto dos 650 pts em alternância com os 800 pts para obrigar a malta a repensar listas, maneiras de jogar, etc.

- Pool única! Volto a apelar! Começou-se isto das pools por causa de um embicanço com knights que nem tem qualquer fundamento. Os jogos não ficam históricos com as pools e nem é isso que os designers querem! Eles vangloriam-se de terem um sistema que viabiliza o confronto entre exércitos de eras e tecnologias muito diferentes, e na minha opinião, com toda a razão! Assim podemos aproveitar para acabar com mini torneios de 6 e juntar os 14 que tínhamos no evento, gerando assim um torneio com massa crítica!

- Retirar as mesas pré-montadas com terreno. Não têm qualquer vantagem visto que não aceleram os jogos. Perde-se +/- tanto tempo no processo de escolha de mesas e trocas de mesa como no processo normal de colocação de terreno. Além disso retiram um elemento estratégico ao nível da adequação da escolha de terreno à construção da lista.

- (agora corro o risco de falar sozinho) tem-se assistido ao agudizar do coleccionismo estético e picuinhice com o passar do tempo. Dois exemplos, em 2011 o Fernando, na qualidade de organizador, dizia, como ainda se lê no forum: "Também é aceitável spearmen a fazer de piqueiros e vice versa, se forem de um período histórico aproximado. E apesar da diferença temporal é também aceitável romanos de diferentes períodos a fazer de... romanos de outros períodos.", hoje os meus piqueiros Macedónios não podem fazer de hoplitas Gregos, mesmo sendo piqueiros a fazer de spearmen, Gregos a fazer de Gregos, e as figuras que gentilmente me forneceram para evitar a heresia da proxie terem lanças milimetricamente iguais, escudos iguais (tamanho, forma, cor) e vestes idênticas ainda que de cor diferente. Ambos são claramente um HF protected com uma lança comprida e Helénicos. Segundo exemplo é só ler o regulamento na parte que diz respeito à flocagem, que parece algo anedótica. Novamente picuinhices estéticas não ajudam nem à atracão de novos jogadores nem à variação de listas para evitar que os existentes caiam numa aborrecida repetição da mesma coisa. Eu por exemplo tenho 4 exércitos, não posso jogar com 2 e os outros 2 que tenho mais completos e bonitos ainda me levantam alguns problemas.
Registado

NCordeiro

• Newbie
Re: Formato dos torneios
« Responder #1 em: 17 Janeiro 2014 02:26:59 pm »

Congratulo-vos pelas melhorias! O que falta melhorar consegue-se com poucos ajustes...

Tenho saudades de todos vocês!!! Bom Ano!

Abraço

Nuno
Registado

MQuinta

• Newbie
Re: Formato dos torneios
« Responder #2 em: 20 Janeiro 2014 03:22:10 am »

E o pessoal também tem saudades tuas! Aparece! :)
Registado

Página criada em 1.684 segundos com 36 procedimentos.