ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: Criando um Tiznao (actualizado 8/Março)  (Lida 1233 vezes)

Faustnik

• Associados e Convidados
  • Full Member
Criando um Tiznao (actualizado 8/Março)
« em: 07 Março 2014 08:19:15 am »

Kamaradas,

Tenho andado um bocado arredado deste fórum – vida real, trabalho, o habitual.
Mas, recentemente decidimos dar um novo impulse ao nosso projecto Guerra Civil Espanhola, com a aquisição de mais figuras e kits para o período.

No entanto, um dos ícones continuava a afaltar, nomeadamente os camiões com blindagem improvisada ou não, os famosos Tiznao
Para isso já tinha adquirido ao Jorge Correia um kit da Keil Kraft a 1:72, e reencontrando o Kit e aproveitando a interrupção do Carnaval, lá avancei com o projecto, armado de confiança, plasticard, cola e imaginação.

Optei não por fazer um modelo específico – já que eram às dúzias – mas sim algo genérico que eu poderia usar nos tabuleiros de jogo, mas usando inspiração dos reais naturalmente.
Limitado ao m odelo, optei por um das Oficinas Echevarria, em Aragão, que criou uma boa meia-dúzia deles, todos diferentes, mas iguais em conceito….

O modelo de base e a primeira montagem de alguns elementos, já limpos de qualquer detalhe, não estruturalmente não-úteis.

Estabelecido o modelo, comecei pela peça principal, que serviria de guia para as outras.
Entretanto tinha estado a pensar nos rebites, se sim ou não e como. Pensei em fazê-los usando uma pequena broca e plástico estirado, cortado em pequenas peças e, então lembrei-me de uma velha técnica, comum no tempo da «Geração Airfix» ou «Pais Fundadores» de puncionar o plástico pela parte da retaguarda da folha – dito

Depois foi uma questão de deixar a cola liquida secar e passar à fase seguinte.

Depois de alguma observação do modelo, e dos reais, achei que o meu Tiznao era algo curto, por isso expandi-lhe a cabine…

Já com cabine do piloto e parte do apoio da blindagem frontal.
Agora tempo para as protecções da rodas traseiras

Blindagem superior feita e detalhada

Colada…

Até agora tudo tem encaizado bem, com poucas falhas, facilmente ignoradas e/ou preenchidas com massa da Vallejo.
No corpo faltam os detalhes e portas.

Espero este FdS tratar da frente….

A+

Faustnik
« Última modificação: 08 Março 2014 08:15:31 am por Faustnik »
Registado

Faustnik

• Full Member
Re: Criando um Tiznao (actualizado 8/Março)
« Responder #1 em: 08 Março 2014 08:17:10 am »

Ontem consegui terminar - parcialmente - a frente

Modelo com algumas figuras (20mm Foundry) apenas para efeitos de escala

Ainda muitos pequenos pormenores para fazer, mas espero terminar nesta semana

Faustnik
Registado

FMartins

• Full Member
Re: Criando um Tiznao (actualizado 8/Março)
« Responder #2 em: 09 Março 2014 02:52:24 pm »

Está a ficar muito fixe! Como eram modelos feitos "na oficina", ou seja, não obedeciam a um modelo padronizado, poderemos fazer estes Tiznao, basicamente, da forma que quisermos.

Para quem tiver dúvidas acerca do que eu disse, é só seguir o link:  :)

https://www.google.com/search?q=tiznao+guerra+civil&hl=pt-PT&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=wH8cU7LJKsKy7AbD9YHYBg&ved=0CCgQsAQ&biw=1280&bih=638
Registado

Página criada em 0.228 segundos com 36 procedimentos.