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Autor Tópico: Torneio Asgard – SAGA Masters  (Lida 1387 vezes)

Tempos Medievais

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Torneio Asgard – SAGA Masters
« em: 14 Abril 2014 11:00:06 am »



Torneio Asgard – SAGA Masters
Organizadores: AJSP e Tempos Medievais
Datas: 27 Setembro de 2014
Local: Pavilhão Desportivo N.º 2, Montijo
Pontos: 6
Nº de vagas: 12
Rondas: 3
Pré-inscrições: 8 de Abril a 8 de Setembro para event@temposmedievais.com
Inscrições: 9 a 21 de Setembro
Entrega de Listas: 9 a 24 de Setembro
Bilhete:
- Se durante período de pré-inscrição: 5€
- Se durante período de inscrições:10€

Prémios: 1º classificado recebe troféu e 20€ em vale da Tempos Medievais

Outras considerações:
As figuras devem ser apresentadas completamente pintadas.
Os terrenos e os cenários serão pré-definidos pela Organização.
As mesas e material de cenário serão fornecidos pela Organização.
Os jogadores devem levar as suas figuras, dados SAGA e auxiliares de
medição. A Organização pode fornecer D6.
Em cada ronda, os jogadores serão distribuídos pelas mesas, tentando-se
garantir que cada jogador não jogue duas vezes na mesma mesa, ou pelo menos
do mesmo lado.
Serão aceites todas as listas publicadas pela Gripping Beast até ao momento.
Serão aceites "Swords for Hire" mas não "Heroes of the Viking Age".
Será consideradas as adendas às regras publicadas no suplemento "The
Raven's Shadow".
« Última modificação: 22 Agosto 2014 08:51:44 am por Tempos Medievais »
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Re: Torneio Asgard – SAGA Masters
« Responder #1 em: 06 Agosto 2014 09:14:40 pm »

Boa noite,

Gostaria de relembrar os associados da AJSP que o torneio está próximo.

Aos potenciais interessados em participar mas que ainda não se pré-inscreveram, façam-no se puderem, para que a organização possa perceber se há necessidade de aumentar o número de mesas, cenários ou pelo contrário é necessário ocupar aquele espaço que nos foi atribuído com outras iniciativas de jogos de guerra. Não podemos ter mesas vazias durante dois dias de exposição e com avultado número de visitantes.

Com os melhores cumprimentos
Rui Dias Sena - Tempos Medievais


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Re: Torneio Asgard – SAGA Masters
« Responder #2 em: 10 Agosto 2014 09:29:20 pm »

Informações adicionais

O torneio passou a ser apenas de um dia com o seguinte horário:

Sábado - 3 jogos
Check-in 9:30H
1ª Ronda 10:00-12:00H
2ª Ronda 13:30-15:30H
3ª Ronda 16:00-18:00H
Entrega prémios 18:15H

Pré-inscrições: até 5 de Setembro
Inscrições: até 10 de Setembro

Domingo - Dia de Demos
A designar brevemente.
Confirmados: Napoleon at War

Com os melhores cumprimentos
Rui Dias Sena - Tempos Medievais
« Última modificação: 10 Agosto 2014 09:36:31 pm por Tempos Medievais »
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Re: Torneio Asgard – SAGA Masters
« Responder #3 em: 21 Agosto 2014 12:13:42 pm »

Ver uma pequena adenda no post inicial.
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FSousa

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Re: Torneio Asgard – SAGA Masters
« Responder #4 em: 24 Setembro 2014 05:24:01 pm »

Neste torneio vamos alterar um pouco a forma de realizar e jogar os vários cenários disponíveis. Consideremos um universo de 12 jogadores e 3 jogos por jogador durante o dia. Em vez de produzirmos 6 mesas com cenários específicos, dos quais cada jogador só joga 3, vamos realizar 3 cenários, que serão comuns a todas as mesas e todos os jogadores. Ou seja, em cada uma das 3 rondas, todos os jogadores jogam o mesmo cenário.
Manter-se-ão as mesas com terreno pré-definido e a rotatividade dos jogadores por mesas diferentes sempre que possível. A diferença é que todos jogam os mesmos cenários, ao mesmo tempo.

Os cenários a utilizar neste torneio são os seguintes:
Ronda 1 – Clash of Warlords. Cenário standard descrito na pág. 62 do livro de regras, com excepção da colocação do terreno, o qual é pré-definido.
Ronda 2 –The Challenge. Variante do cenário standard com o mesmo nome, utilizado no torneio UK Grand Melee 2014. Ver regras completas do cenário em baixo.
Ronda 3 – Betrayal! Cenário original por Miguel Mata, com algumas adaptações para inclusão neste torneio. Ver regras completas do cenário em baixo

Listas de exércitos

Quando se registarem, os jogadores devem entregar à organização uma folha com a sua lista de exército. A folha deve indicar o nome do jogador e a facção com que vai jogar. Se a facção tiver subtipos (ex. Franks) este deve também ser indicado. A folha deve incluir uma lista com a composição completa do warband em pontos, mesmo quando a unidade custar zero pontos. Ex:
Jogador: Joaquim Manel
Facção: Vikings
Composição:
1 Warlord standard (0 pts)
3 pts Hearthguard
2 pts Warriors
1 pt Levies.

Os jogadores devem manter consigo uma cópia da lista para a mostrar ao adversário, se necessário.
Os jogadores são livres de organizar o seu warband em unidades em cada ronda como entenderem, desde que disponham das figuras pintadas e baseadas adequadas para o que estão a representar.
Ex (1). Se a lista o permitir e um jogador quiser numa ronda utilizar um BG como montado e noutra como desmontado, o jogador pode fazê-lo desde que disponha das respectivas figuras.
Ex (2). Os Warriors normandos podem ser equipados opcionalmente com bestas. Caso pretenda usar esta opção, o jogador deve dispor das figuras com bestas, não podendo utilizar figuras com armas de contacto e escudo para representar besteiros.
O princípio do jogo (e deste torneio) é “What you see is what you get”.

Resultados por ronda
Os pontos obtidos por ronda são os seguintes:
Vitória: 5 pts.
Empate: 3 pts.
Derrota: 1 pt.
Como critério secundário para desempate será utilizado o SOS (Sum of Opponent Scores).

Cenários

Ronda 2 - THE CHALLENGE

Layout
The game is played on a 48” x 36” table with players starting from the long edges. Scenery is placed by the organization.

Length of Game
The game lasts for 6 rounds.

Deployment
Each player sets aside his Warlord, as they are not deployed at this point.
Each player rolls a die. Starting with player with higher score, each player deploys at least half the models in his Warband within M of his table edge. Each player then deploys the rest of his models, in the same order. Randomly determine who goes first. The first player then places his Warlord within S of the centre of the table. His opponent them places his Warlord within S of the centre of the table, and more than VS away from the enemy Warlord.

Victory Conditions
At the end of the 6th round, each player totals his Slaughtering Victory points, and adds the bonuses described below. If a player has scored at least 2 VPs more than his opponent, he wins a victory.

Special Rules
In this scenario Warlords cannot be killed, nor suffer any effect that would result in them being sacrificed, killed or removed from the game. No opponent may play any ability, or use any special rule that would kill, sacrifice or remove your Warlord from the game, even if that ability or special rule is subject to a choice on the behalf of the targeted Warlord.

The area that extends within S of the centre of the table is called the Challenge Ground. This area is impassable t all models other than Warlords. The area outside the Challenge Ground is impassable to Warlords, so they will remain within the Challenge Ground throughout the game and other units will not enter.

The Warlords fighting within the Challenge Ground are subject to the following special rules:
  • They do not benefit from their “We Obey” special rule
  • They may not use the “Side by Side” special rule, nor may they sacrifice any model from outside the Challenge Ground with their “Resistance” special rule to avoid being eliminated.
  • They may not shoot at, nor be shot at by, units outside the Challenge Ground.
Any special rule that would force another unit to be deployed within “X” of their Warlord is ignored entirely.
They are immune to opponent SAGA abilities. They may never be targeted by SAGA abilities and ignore all effects of such when played by an opponent. So they may play such abilities and gain the benefits (such as extra attack dice, etc) but may not play those that affect the enemy Warlord such as reducing his dice pool or armour value, etc). Such abilities may still be played to affect several units, they just don’t affect the Warlord.
Simply consider the table and Challenge Ground as two separate game areas, sharing only the SAGA dice.
Each time a Warlord takes a hit or game effect that should eliminate him, the player that inflicted that hit or triggered that effect gains a Might Token. At the end of the game, each Might Token is worth 1 VP.

Slaughtering Victory Points
These are gained based on the number of models the opposing warband has lost during the game, ignoring how the models were lost.
An enemy Warlord is worth 3 VPs
Every Hearthguard figure is worth 1 VP
Every two Warriors (rounded up) are worth 1 VP
Every three Levies (rounded up) are worth 1VP
Swords for Hire and other special units indicate on their description how many VPs they are worth. Note that the Warriors or Levies do not have to come from the same unit.


Ronda 3 - BETRAYAL!
Rumour has it that some of our men were handsomely paid to betray us! We will root out those sons of dogs… but in the meantime, stay on your guard!

Layout
The game is played on a 48” x 36” table with players starting from the long edges. Scenery is placed by the organization.

Length of Game
The game lasts for 6 rounds.

Deployment
Randomly determine who goes first. In case of a tie, player with the most impressive face hair goes first. First places one unit within L of his long edge. Second player then places one unit with L of his long edge. Keep placing units in this fashion until all units are placed on the table. The player who placed the first unit moves first (Warlord counts as unit).

Special Rules
During his turn, a player may designate one enemy hearthguard unit or one enemy warrior unit as traitors; he can only do it once during the game for each type of unit (place marker next to unit). Both players roll a die. If the designated unit is within S of its Warlord, the owner of the unit adds +1 to the die result. If the player trying to get the unit scores higher than the modified die roll of his opponent, he gets control of the traitor unit for the duration of the game(!).

If the designated traitor unit is further away than M from any enemy unit, it is immediately removed from the game; if not, it launches an immediate compulsory melee/shooting attack on the nearest enemy unit (no double movements allowed). Traitor units will compulsory attack/shoot against any enemy unit within range (no activation needed).

When attacking/shooting, traitor units cannot use any abilities, only dice/per figure; they may however use the enemy’s fatigue.

Whenever any traitor unit is more than M away from any enemy unit (for example, as a result of the other player moving his units away), the traitor unit is immediately removed from the game (they run away abandoning their former mates to their fate).

Victory Conditions
At the end of the 6th round, each player totals his Slaughtering Victory points. Traitors killed do not give VPs; figures they kill give VPs. If a player has scored at least 2 VPs more than his opponent, he wins a victory.

Para os que tiverem paciência para ler o post até ao fim, espero que gostem dos cenários. Dúvidas, é só dizer. Mesmo que não queiram/não possam usar o sábado todo para jogar SAGA, tentem aparecer no Montijo. Serve de passeio e vai valer a pena!

Fernando Sousa
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FSousa

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Re: Torneio Asgard – SAGA Masters
« Responder #5 em: 28 Setembro 2014 11:07:19 pm »

Boas!

E lá realizámos mais um torneio de SAGA, desta vez no magnífico ambiente do Modelscala, rodeados de modelos espectaculares como este berserker, workshops interessantíssimos e lojas que pareciam a caverna do Ali Babá!


O evento correu bastante bem, mesmo quando se abateu uma autêntica tempestade tropical sobre o recinto e fez faltar a luz. No entanto ninguém arredou pé, apesar de quase termos de gritar para nos entendermos devido ao barulho ensurdecedor da chuva no telhado e mal vermos as figuras na mesa sem luz! Mas o herói do dia foi sem dúvida o Rui Carrilho que veio da Nazaré de moto num dia como aquele, para vir jogar connosco!
Obrigado Rui pela tua presença, por teres trazido uns muito interessantes Pagan Rus (permitindo desenjoar de Vikings e Normandos) e por permitires a todos nós diálogos com as respectivas do tipo:
"Vais jogar outra vez? Está um tempo tão mau..."
"Mau? Isto não é nada. Até há um amigo meu que vem da Nazaré de mota!"  ;D

Ah é verdade! Os resultados do torneio:

Resta-me agradecer a todos os que acharam que um dia a jogar SAGA no Montijo foi a melhor maneira de passar de o seu sábado, deixando também um agradecimento especial ao Rui Sena, por ter possibilitado e apoiado a presença da AJSP no Modelscala. No que depender de mim, uma situação a repetir em futuros eventos.

Peço a quem tiver fotografias do torneio e afins o favor de as publicar aqui.

Bem hajam
Fernando Sousa
Registado
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