ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: Torneios - participação  (Lida 3733 vezes)

MQuinta

• Associados e Convidados
  • Newbie
Re: Torneios - participação
« Responder #15 em: 23 Março 2012 07:10:14 pm »

Agora, voltando ao ITC, e aqui entre nós e sendo realista, será que vamos ter condições para ter uma equipa para continuar a participar, saindo ele de Portugal? É que agora participar no ITC custa-nos 50 ou 60euros e dois dias.Em 2013 vai custar 500 e 4 dias com voos de e para Italia, mais hoteis, transportes...

Ainda que exagerando em custos e dias (quando era na Bélgica estávamos 48h fora, de sexta à noite até domingo à noite), este ponto é muito relevante. Eu por exemplo não aprecio tanto FoG como apreciava DBM e só irei se houver voos low cost e estadias baratas... ou seja, conforme o local tenho 50% ou mais de probabilidades de não voltar a participar...
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #16 em: 26 Março 2012 08:17:01 am »

O que está mais ou menos apontado (apesar de ainda não haver uma proposta concreta)  é que 2013 será em Italia.

De qualquer modo querem mante-lo sempre na Europa (não ir para os States) excluindo Inglaterra, que já tem o s seu quinhão de eventos grandes, por isso calculo que o ITC passeie pela Italia, França, Alemanha, Belgica...
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #17 em: 04 Abril 2012 12:10:19 pm »

Tenho andado estas semanas quase em exclusivo pelos lados de Flames of War, seja a jogar seja a pintar, e quase que não tenho pegado em nada de FOG e há um contraste gritante entre as duas "comunidades":

Não sendo a de FOW muito maior do que a de FOG, a actividade daquela (FOW) é tremenda, seja em termos de jogos, (8 a 10 pessoas a jogar todas ás sextas) seja principalmente na criação e discusão de exercitos e das suas listas. É normal abrir topicos no forum do Setti ilustrando o processo de construção e pintura do exercito e qual a sua composição, o que dá origem a vários post comentando a pintura e as opções ou possibilidades tacticas.

Em FOG só sabemos que alguem tem um exercito novo quando aparece com ele num Torneio...

Em FOG não há discussão tactica (ou se a há, ela não é publica)...

Em FOG não se discute o merito da Agema seleucida como Catafracta ou como Cv c/ Lança...

FOW, no seu todo,  é uma actividade colectiva e extrovertida

FOG, no seu todo,  é uma actividade individual e introvertida.
« Última modificação: 04 Abril 2012 12:17:42 pm por JEspecial »
Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #18 em: 05 Abril 2012 12:14:20 am »

Amigo João,

Por email já trocamos umas impressões acerca deste tema, Contudo, vou deixar aqui uma comparação entre um tipo de jogo que eu conheço e FOG, e ainda vou deixar uma questão.

Em termos de jogos, vou comparar Force on Force (ou Grupo de Combate, que também serve), que é um jogo que eu conheço, e FOG.

Num jogo de FoF, temos várias coisas para comentar:
1 - o jogo em si (as jogadas, a sorte ou falta dela, etc.)
2 - as figuras
3 - os modelos (veículos, etc.)
4 - o material de cenário
5 - o cenário de jogo (o "tema", o terreno, a ORBAT, etc.)

Em FOG, temos o seguinte para comentar:
1 - o jogo em si
2 - as figuras de ALGUNS exércitos (que há muitas que é melhor nem comentar... :()
3 - ... e mais nada! Não comentas o material de cenário, nem os "veículos" (não os há), nem o cenário, pois nós jogamos a pontos.

A malta que joga FoF faz questão de ter as coisas muito bem pintadinhas, gosta de material topo de gama, é picuínhas com os modelos (" - Ah, este é o Panzer IV F2, mas o que eu quero é o Panzer IV G..."), etc. A malta do FOG usa figuras bem pintadas... ou não; usa piqueiros macedónios a fazer de macedónios... ou então usa suíços; etc.. A parte estética, que é importante para se mostrar, é meio negligenciada em FOG, e claro, se isso é assim com o nosso "material de trabalho", presumo que também não haja grande vontade de "perder tempo" a comentar jogos ou pinturas na net...

Posto isto, também gostaria de saber qual é a média de idades dos jogadores de FoW. A dos jogadores de FoG na AJSP deve rondar os 42 anos, mas eu tenho a impressão que a média etária dos jogadores de FoW é mais baixa, entre os 25 e os 30 anos. Será assim? É que a idade também está relacionada com a interactividade, sobretudo ao nível da internet.
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #19 em: 05 Abril 2012 08:32:20 am »

A idade não é tema. Tanto tens pessoal nos 20 como nos 40 (e muitos...) dos dois lados

Dois lado esses que, diga-se tem uma boa percentagem de elementos comuns, ou que já foram comuns: Carrilho, eu, Ximenes, Ze Martins, Simas, os Pombal..

Na sexta-feira passada fiz um jogo de FOW com o Carrilho que demorou meia-hora (a ele ganhar) e ai tive outra epifania: FOG demora 3 horas e meis ou mais porque não tem objectivos.. Ou melhor, o unico objectivo que há é quebrar o adversário.

Ora um jogo de FOW é SEMPRE uma missão (cenário) que normalmente se reveste na forma de "Chegar a tal sitio - um marcador colocado na mesa pelos jogadores - e ficar lá 1 a 3 jogadas" normalmente com um dos lados começando só com parte do efectivo. Para alem disso podes sempre ganhar partindo oa adversário.

O que isto faz é que quando vou para um jogo de FOG (a menos de uma chuva de 6 ou de 1) já SEI que vou ali estar 3 horas no mesmo jogo. Em FOW aquilo que pode acontecer varia imenso de jogo para jogo, mesmo fazendo a mesma missão no mesmo terreno.

Escusado será dizer que nessa sexta, eu e o Carrilho fizemos outro jogo, depois do de meia-hora :)

Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #20 em: 05 Abril 2012 11:49:20 am »

Na verdade, eu acho mesmo que a idade pode ser uma das questões. Nos torneios da AM, onde há malta nos dois lados, pareceu-me que em FoW havia mais putos novos na casa dos 20. Em FoG, exceptuando os filhos do João Costa e do Fernando Sousa, acho que o gajo mais novo que anda ali a lançar dados sou eu (36 anos) ou o André. O resto passa tudo dos 40, e por norma a malta mais cota é mais avessa a tecnologias...

Quanto aos cenários, é a tal coisa: os jogos de FoW, FoF, Simulações de Combate, etc., têm por base um cenário, ou seja, têm uma "história" (e muitas vazes, até têm uma "História"; os jogos de FoG têm 600 ou 800 pontos, e é tudo. Isso poderá levar a uma menor propensão para comentar pois não podes sequer dizer "Ah, as forças estavam desiquilibradas" ou coisas do género.

Mas talvez estejamos todos enganados e tudo derive das pessoas que jogam: tu jogas de tudo e és um fala barato na internet; eu jogo de tudo e sou um Robert Kappa digital; outros jogarão o que jogam e guardam as recordações só para si...
Registado

MQuinta

• Newbie
« Responder #21 em: 06 Abril 2012 03:20:21 pm »

Eu se calhar já tenho um ar de cota, mas ainda me faltam alguns para os 40... :)
Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #22 em: 06 Abril 2012 09:34:24 pm »

Ups! A sério?... :-[
Bem, não tenho boas notícias para te dar...  :D
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #23 em: 09 Abril 2012 10:03:48 am »

Putos na casa dos 20 em FOW tens o Alex, o Hugo e um outro que agora não me lembro do nome.

Tudo o resto está bem entrado pelos 30 - 40 e é ve-los chegar á sexta ao fim da tarde á Myrdins e tirar a gravata para uma noite de jogatana :)

Não! A idade não é tema!
Registado

NCordeiro

• Newbie
« Responder #24 em: 11 Abril 2012 02:51:55 pm »

Vou também dar as minhas postas de pescada sobre este tema...

A primeira pergunta que temos de fazer é: quem sou eu? O que é que eu quero? O que é que eu procuro? O que me motivou para vir aqui?

A minha resposta: sou um amante de história militar, devoro livros sobre tudo o que são batalhas e campanhas, quero divertir-me mas ao mesmo tempo ver se prestava como general ou não (qq rei já me tinha cortado a cabeça há muito...)

Não sou pintor (acho que Alexandre não era, César tb não, Napoleão igual)...

Não acho piada a jogos de pelotões, mas sim aos que tentam comandar algumas dezenas de milhares de homens (a quantidade óptima para um CIC são 40000, não?)...

O único objectivo para um general a sério (Napoleão p.ex.) era quebrar o main body of the enemy... É isso que tento recriar...
Registado

NCordeiro

• Newbie
« Responder #25 em: 11 Abril 2012 03:22:53 pm »

Relato de jogo:

Ontem fui fazer o meu segundo jogo contra a nova face de um velho adversário: Pedro Cabral com bizantinos...

No primeiro jogo caí na armadilha de deixar que a superioridade numérica bizantina em cavalaria (knights) contasse mais depressa do que a minha superioridade em infantaria... Tinha superioridade numa ala mas tal demorou a render (contra LH e CVs de tiro era de esperar)... O centro era supostamente meu mas na outra ala tinha dois grupos de knights contra três... A táctica foi avançar o centro, apoiando com os knights em echelon, e tentar atacar na outra ponta... A coisa falhou por extremo azar aos dados nos combates de infantaria, perdi três grupos em troca de dois... Consegui virar o jogo a tiro de LF e recuperando um dos BGs...

Aproveitei a pausa (até ontem) para reflectir sobre como contrariar a superioridade em knights e a resposta foi óbvia... Fazer uma linha de infantaria muito mais larga (mesmo tendo brechas) e como tinha 3 BGs pikes, meter um ao centro e outro em cada ala, usando a restante infantaria para completar o centro e os knights/MF nas alas... Planeei igualmente separar os meus knights e puxar um dos BGs knights bizantinos para o centro...

Não há plano que resista à realidade: ontem a disposição de terreno (e o ter ganho a iniciativa) afectou-me o deployment planeado e por causa de uma colina suave acabei por meter os pikes apenas nas alas da formação de infantaria pesada... Tá-se bem...

De resto, tudo o que planeei correu muito bem - talvez até demasiado, e a minha superioridade nas alas era total... Ele meteu dois BGs de knights drilled num espaço apertado numa única ala, coisa que contrariei com apenas um BG de knights superiores (e piqueiros ao lado), outro grupo de knights ao centro - 92 pontos (contrariei com def. spearmen poor - 24 pontos - e uma colina suave) e fiquei sem tarefa para o meu 2º BG knights (ficaram de reserva)... E uma boa preparação foi finalmente acompanhada de dados decentes (apenas decentes)... Mesmo perdendo tempo demais no início bastaram duas rondas de combate para metade da linha inimiga ir ao ar e no tempo regulamentar (3:30) os bizantinos ficaram a dois pontos de quebrar... Na última ronda de combate podia-o ter quebrado (fiz duas cargas de flanco nos varangians) mas um extremo azar nos dados impediu-o... Mesmo assim, o general bizantino concedeu-me a vitória no final...
Registado

Página criada em 1.538 segundos com 53 procedimentos.