ForumAJSP

Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Notícias:

SMF - Just Installed!

Autor Tópico: E agora faço o quê? Ajudem-me!  (Lida 6388 vezes)

JEspecial

• Associados e Convidados
  • Snr. Member
E agora faço o quê? Ajudem-me!
« em: 12 Abril 2012 11:33:48 am »

Vendi os teutonicos o que abre caminho para um novo exercito de FOG:AM

Como tenho um Medieval tardio e um Dark Ages/ Estepes; e como estão na berra eventos ou amigaveis tematicos, decidi que este novo exercito será Classico!

E neste Classico meto tudo qo que seja anterior ao seculo IIAC, portanto até aos Principate Roman.

Estou a eleminar exercitos de archeiros a cavalo porque já tenho um, e gostava de fazer um que ainda não existisse por cá, ou que seja pouco usado. Se tambem tiver algo de diferente na sua utilização, seja por uma tropa que mais ninguem tenha, seja por implicar uma nova forma de jogar, tanto melhor

Os candidatos até agora são:
 - Bretões, variante Catuvelanius ( só Lt Ch, LH e LF!)
 - Espartanos tardios (mas gostava de encontar figuras á "300"...)
 - Etruscos (gosto de hoplitas e carros...)
 - Mitani (uma horda de Lt Ch c/ arco)

Mas estou aberto ao outra hipoteses! Por exemplo, há mais de 25 anos que não jogo com piques...

Ajudem-me!
Registado

PMorais

• Jnr. Member
Re: E agora faço o quê? Ajudem-me!
« Responder #1 em: 12 Abril 2012 01:09:31 pm »

Boa pergunta.

A primeira hipótese parece-me muito radical pois não ficas com nada mais para a porrada que não sejam as LtCh. Vai na volta até que dá uns jogos bem interessantes em V1 mas melhores com as promessas de V2.

A segunda não comento.

Etruscos pelo que a vi os carros são poucos (max. 6) e acaba por ser uma repetição de um que já vendeste.

Finalmente o 4 é dos que me apela bastante. Já joguei bastante com os Urartas e poder aumentar o número de carros e Infantaria média mista em vez da cavalaria e podendo ter tudo Drilled é uma proposta aliciante.

Para a 5 sugiro Early Sucessor. Muito flexível e adaptável a todos os gostos, inclusivamente se o teu negócio for piques podes ter até 84 bases, entre superior, average e poor.

P_Morais

Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #2 em: 12 Abril 2012 01:49:28 pm »

Early Sucessor é daqueles que gostei assim que vi o Imortal Fire.  É uma coisa muito clean, muito simples... talvez...

Os Mitani é mesmo aquela de andar com escaramuçadores "pesados" de um lado para o outro
Registado

NCordeiro

• Newbie
« Responder #3 em: 12 Abril 2012 02:00:34 pm »

A primeira hipótese parece-me muito parecida com os exércitos Bosporan que foram usados no ITC há dois anos e também experimentados em relatos no Madaxeman: a táctica é de tiro e as unidades de choque ficam à espera que o adversário fique disrupted/fragmentado... Difícil de quebrar mas não vai quebrar adversário nenhum em 3:30m (a menos que seja usado em torneios fechados)...

Espartanos tardios: existe um relato no Madaxeman onde são usados - vai lá e vê se gostas da visualização...

Etruscos não estou a ver o que são (dizes hoplitas e carros?)... Pode ser interessante, dependendo do que tem a acompanhar...

O Mitani pode ser uma aposta: tem LF muito barato, acompanhado por MF drilled e chariots...

Quanto a pikes, sugiro Late Macedonian: precisas do aliado grego para teres thureophoroi MF (assumindo que vais usar os spearmens macedónios como HF...
Registado

VMadeira

• Newbie
« Responder #4 em: 12 Abril 2012 02:15:20 pm »

A minha sugestão mesmo, é tentares ser original....

- Acho que já anda aí um exército de celtas....embora diferente da constituição que indicas...
- Espartanos e hoplitas, são um pouco homogeneos, não ? tipo os suiços :) .... mas se não te importas com isso......eu fartei-me depressa.....
- Etruscos - parece interessante
-Mitani idem, mas se não queres exército de horse archers, não será um pouco parecido? são horse archers com staying power :) !

Outras sugestões:

- Chineses antigos, com chariots
- Lusitanos com aliados romanos, bem,  pelo menos é patriótico!
- Indianos do Porus? Os elefantes devem sofrer um upgrade na competitividade...

Fora do período (não resisto):

- Aztecas ou Incas - coloridos e originais, um bom desafio
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #5 em: 12 Abril 2012 02:24:13 pm »

No ano passado, aquela versão de bretoes fez furor em Inglaterra e a ideia base é teres uma linha de FL com funda (podem ser dezenas!) a fazer tiro e escaramuçar com o resto, usando os carros para bater no que ficar isolado, que 2 dados superiores por base não são de desprezar.

Os Etruscos são hoplitas, em que metade pode ser Impact Foot, e podem ter 6 carritos ligeiros. para alem disso podem ter uma data de aliados italianos e gauleses com boa MF  Éu gosto de Hoplitas por motivos esteticos sabes? Aqueles escudos... as cristas...

Os Espartanos era mesmo so e só se encontrasse figuras para os pintar a 300, com capas vermelhas, troncos nus :)

E agora acrescentando mais algumas hipoteses que saem fora dos limites temporais que indiquei, mas que talves posssam ser considerados Classicos:

- Ostrogodos/Visigodos/Gepidas (Rohan, pronto!)

Adoro o periodo, pronto! É provavelmente o periodo acerca do qual sei mais. Tenho uma estante lá de casa só com livros de Hunos, Godos e romanos tardios... É um vicio!

ou então outro dos meus amores de longa data, que inclusive  construi 3 exercitos destes para DBM (mudaram de cv para LH...)
 - Early Bizantine

Alem disso adoro as figuras  da Lurkio.

Mas podem ser considerados "Classicos"?
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #6 em: 12 Abril 2012 02:30:48 pm »

Outras sugestões:
- Chineses antigos, com chariots

Não dezprezes a serpente por não ter cornos. Quem sabe se não se transforma num dragão?

É uma boa hipotese e os gajos da Terracota até são bem giros

- Lusitanos com aliados romanos, bem,  pelo menos é patriótico!

Sertorio, portanto. É um exercito potente para tactica de swarm, sim senhor. E dava para comprar as figuras em lojas cá e até tenho uns molhinhos de romanos da época. A considerar!

- Indianos do Porus? Os elefantes devem sofrer um upgrade na competitividade...

Em principio sim... mas a paquidermia não me tenta, ao contrario do amigo Mata que é viciado neles :)

Fora do período (não resisto):

- Aztecas ou Incas - coloridos e originais, um bom desafio

Tu és mau... muito mau :) Gajos de crista, amarelinhos e Elite...ai, ai.. :)
Registado

jorneto

• Jnr. Member
« Responder #7 em: 12 Abril 2012 05:18:22 pm »

Tiro-te já as dúvidas: Early Achaemenid!

Porquê?
a) São giros
b) Toda a gente sabe o que são - não é uma daquelas listas esquisitas que podem ser competitivas, mas que delas não reza a história!
Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #8 em: 12 Abril 2012 11:33:28 pm »

Ok, tens os minóicos tardios e micénicos, que têm até 24 carros de guerra, bacanos com lanças e suporte de arqueiros na retaguarda, e muito capacete esquisito, escudos em forma de 8 e uma bagagem com artistas a saltar por cima de touros.

Os trácios, não te fascinam? Têm umas roupitas engraçadas e umas espadas fixes que servem como Heavy Weapon.

Também tens os judeus tardios, com falanges de hoplitas ou piqueiros, cavalaria bem armada e, se o quiseres, montes de sicários. Podem ainda ter, como aliados, alguns trácios bem armados ou partas, que dão sempre jeito.

A rapaziada do Reino do Bósforo também tem um exército bem giro, parecido ao Greco-Bactriano o qual me tem dado bastantes alegrias (bem, mais alegrias nas pinturas do que propriamente nos jogos, mas isso é porque eu sou um aselha!)
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #9 em: 16 Abril 2012 09:13:11 am »

Na sexta estive a ver livrinhos e atraves de algum processo de eleminação (Este já tive, este é tecnicamente igual a outro que tenho, para este não encontro figuras de jeito...) cheguei a uma lista "final"

- Early Sucessor - Seleucida: Imaginem que voltavam a encontrar a vossa namorada do Liceu e que ambos estão solteiros... Pois é! foi com Seleucidas que comecei a jogar Antigos (5ª edição...) e foram eles o meu primeiro "amor" que me fizeram entrar nesta caminhada de 30 anos. Para alem disso é um exercito competente que não envergonha ninguem, com tropas interessantes como Thorakitay, Galatas e carros falcados e na frente das figuras, temos a XYSTON, claro!

- Taifa Andalusian: Sempre quis fazer um exdercito islamico e o taifa é a outra metade da nossa Historia, que tantas vezes se gostava que não fosse nossa.
Alem disso, com a quantidade de amigos no Porto que tenho, só me posso assumir como MOURO e com muito orgulho!
Tirando isto e o colorido do exercito, a combinação de linhas de infantaria solida com hordas de al-ginetes deve ser gira. Se aisso somarmos mercenários cris~tão a ´pe e a cavalo, almugavares e "eslavos" fica uma coisa bem colorida.
« Última modificação: 16 Abril 2012 01:23:32 pm por JEspecial »
Registado

PMorais

• Jnr. Member
« Responder #10 em: 16 Abril 2012 01:37:51 pm »

Excelentes escolhas.
Registado

JEspecial

• Snr. Member
« Responder #11 em: 16 Abril 2012 01:47:35 pm »

Agora é começar pelo mais dificil:

Recrutar os gajos! :)
Registado

FMartins

• Full Member
« Responder #12 em: 16 Abril 2012 06:57:32 pm »

Recrutar selêucidas não será difícil, difícil será só a escolha da marca das figuras (ou seja, entre Xyston ou outras do mesmo nível)

Quanto aos infiéis, aí tens um problema. É que a maioria das tropas eram do Norte de África, e as que não o eram, eram autóctones. Ou seja, o seu perfil, a sua indumentária, não se inserem minimamente no estereótipo “árabe” do gajo de turbante, que é o que preenche a maioria das figuras que estão por aí à venda.

Da Essex tens isto:

http://essexminiatures.co.uk/frames15med.html

http://essexminiatures.co.uk/gal_mid117.html

Tens ainda estas:
MID109     Ass. Javelinmen, hooded (can mix with MID64)
MID111    Ass. Mudejar bowmen
MID112    Ass. Mudejar spearmen
MID 43    Medium spearmen, quilted coat, hood round sh.

O ideal seria encontrares montes de figuras com vestes longas tipo robe e um capuz.
Registado

jorneto

• Jnr. Member
« Responder #13 em: 16 Abril 2012 10:01:38 pm »

Mais seleucidas?...

Quanto aos andaluzes, força...Insha'Allah!
Registado

VMadeira

• Newbie
« Responder #14 em: 17 Abril 2012 09:16:50 am »

Ah, ah, ah, concordo.....mais seleucidas ?????

Buuhhhhh bad choice!

Tão má, como a escolha dos Taifa Andalusians é boa :) :) !

Diverte-te!
Registado

Página criada em 0.074 segundos com 59 procedimentos.