background

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

AJSP - Associação de Jogos de Simulação de Portugal

SÉCULO XX - Jogos

Século XX

Actividades

e

recriações históricas

Conteúdos

de José Ventura

Domingos das 9h às 13h organizados por José Ventura e Artur Ramos: Jogos de Crossfire Redux, Grupo de Combate V.4 e Tank Fury

Home

Sadzot, 29 dezembro 1944, Ardenas


Mais um cenário resolvido neste fim-de-semana.

Mais uma vez à escala 1:72 (aka 20mm) com as regras Grupo de Combate V.4, no modo solitário cooperativo.

Situação não muito complexa, ainda que montar a mesa e preparar o equipamento tenha levado o seu tempo.

Basicamente uma companhia alemã à defesa e uma outra companhia de Paras Americanos ao ataque, mas com apoio de 3 M10 TD (ainda que sem munição HE) e os morteiros de 60mm de apoio.


Jogo a balançar entre as duas forças (Americanos com Filipe e Artur, alemães controlados pelo sistema) com vantagem inicial alemã, que parecia que iria desbastar as forças de infantaria americanas, depois algum equilíbrio e no final as forças americanas, muito devido aos TD e morteiros, finalmente a conseguirem a vantagem necessária para a vitória.


Neste jogo um dos lados tinha que controlar 4 características habitacionais e não ultrapassar o nível de Atrito.

O atrito é uma espécie de medidor da Moral/Capacidade de continuar a combater. Ambos tinham 17 pontos, perdendo-se atrito, 1 ponto por cada Equipa/Team ou líder de Pelotão ou superior fora de combate 2 pontos por cada Carro ou peça pesada.


No final os alemães atingiram o valor 17, enquanto os americanos focaram por 9.

Ficam as imagens


3 Abril 2022

WWII - Grupo de Combate

9 Março 2022

WWII - Grupo de Combate

No último domingo, aproveitando o fato de termos 4 jogadores, avançámos para a segunda parte do cenário de Poteau (na realidade transformado em mini-campanha, com 2 cenários).

Americanos à defesa na povoação, alemães (9.SS-Pz-Div.) a infiltrarem-se para conseguirem chegar ao cruzamento e daí a St. Vith.


Regras Grupo de Combate v.4, no módulo solitário cooperativo, com os jogadores ativos a controlarem as forças americanas e o sistema a ser rolado por mim e pelo Luís, fundamentalmente lançadores de dados e leitores de tabelas/quadros.


Apesar da infiltração bem sucedida pela infantaria alemã, na floresta, quase a chegar aos limites da povoação...


...os carros de combate pela estrada desiludiram, com poucos a aparecerem - a maioria dos marcadores eram falsos/dummies - logo o poder de fogo dos carros americanos associado à sorte inata de alguns dos seus jogadores (ou muito azar nosso) fizeram com que fosse uma situação muito fácil para os defensores.


Bem, coincide com a situação real, por isso....

Ficam as imagens.